O governador Mauro Mendes (DEM) assinou, na manhã desta sexta-feira (06), o contrato de financiamento de empréstimo no valor de U$ 250 milhões (R$ 1 bilhão) contraído junto ao Banco Mundial. Parte do dinheiro será utilizada para quitar a dívida feita com o Bank of America.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O novo empréstimo tem juros de 3,5% ao ano e servirá também para devolver a sustentabilidade fiscal ao Estado e aumentar a capacidade institucional para a agricultura sustentável, conservação florestal e diminuição dos problemas causados pelas mudanças climáticas.
“Esse contrato será muito importante para ajudar o Estado de Mato Grosso no equilíbrio de suas contas e deixaremos de pagar em quatro anos uma dívida e iremos alongar para pagá-la em suaves prestações ao longo de 20 anos”, argumentou Mauro.
A assinatura do contrato aconteceu na sede da instituição bancária, em Brasília. Também esteve presente na ocasião o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, e a presidente do Banco Mundial, Paloma Anos Casero, que fez questão de enfatizar algumas questões para a procedência do empréstimo.
Questionada, Paloma disse que as reformas de estruturas apresentadas pelo governador, ao longo dos seus primeiros meses de gestão, foram determinantes para a liberação do empréstimo. Há pelo menos três anos os governos vêm tentando sanar esse débito gigante e desafogar as finanças.
“O principal fator é o compromisso político do governador e de sua equipe técnica em apoiar reformas estruturantes, tanto de recuperação fiscal como de apoio ao meio ambiente, que são agendas essenciais para a instituição ao Banco Mundial e para o desenvolvimento sustentável do Estado de Mato Grosso”, destacou a presidente.
Os valores servirão para garantir o fluxo de caixa fiscal com pagamento com fornecedores e a folha extra do 13° salário dos servidores públicos.