Sexta-feira, 16 de Maio de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,69 | EURO R$ 6,37

16 de Maio de2025


Área Restrita

Justiça Quinta-feira, 15 de Maio de 2025, 13:49 - A | A

Quinta-feira, 15 de Maio de 2025, 13h:49 - A | A

PONTAL DO ARAGUIA

MPF investiga danos ambientais em área de preservação permanente

Procedimento tem como foco verificar o projeto técnico detalhado para instalação de sistemas de drenagem de águas pluviais

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

O procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares, do Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para apurar danos ambientais às margens do rio Araguaia, no município de Pontal do Araguaia (521 km de Cuiabá). A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (15).

O procedimento tem como foco o acompanhamento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o MPF e o município, especialmente quanto ao cumprimento da cláusula que determina a apresentação de projeto técnico detalhado para instalação de sistemas de drenagem de águas pluviais. O prazo estipulado era de 120 dias, mas, de acordo com a portaria, há pendências e diligências ainda não concluídas.

A portaria ressalta que a responsabilidade por danos ambientais é objetiva e solidária, podendo alcançar todos que, por ação ou omissão, contribuam para a degradação ambiental. O inquérito poderá resultar em nova ação civil pública ou outras medidas cabíveis, caso se comprove o descumprimento do TAC ou a existência de dano ambiental significativo.

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]