Sexta-feira, 25 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,56 | EURO R$ 6,54

25 de Julho de2025


Área Restrita

Justiça Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 16:42 - A | A

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 16h:42 - A | A

CRIME DE 2022

Justiça condena homem que matou advogado por ciúmes da ex a 31 anos de prisão

Sentença reconheceu motivo torpe e tentativa de feminicídio; crime ocorreu em 2022, em Juína

Conteúdo Hipernotícias

O produtor rural Gilmar Bernardes Prestes, de 61 anos, foi condenado a 31 anos e 12 dias de prisão em regime fechado, além de 10 dias-multa, pelo assassinato do advogado Weberkrey Ribeiro Botelho, de 41 anos. A sentença foi proferida nesta terça-feira (22), pelo Tribunal do Júri da 3ª Vara Criminal de Juína (735 km de Cuiabá).

O crime aconteceu na madrugada de 3 de dezembro de 2022, na Rua Itália, no bairro Padre Duílio. Segundo a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o réu surpreendeu o advogado dentro de um carro e efetuou vários disparos de arma de fogo. Os tiros atingiram Weberkrey no braço, nas costas, nas axilas e no coração, causando sua morte ainda no local.

LEIA MAIS: Contador da Câmara de Juína é morto a tiros por ex-marido da namorada

A ex-companheira do réu, Eliane Barbosa da Silva, de 42 anos, também estava no veículo e foi atingida por disparos no braço e na perna. Ela sobreviveu após ser socorrida e recebeu atendimento médico em uma unidade de saúde da cidade.

Conforme as investigações, o crime foi motivado pelo inconformismo de Gilmar com o novo relacionamento da ex-companheira. O Ministério Público enquadrou o homicídio como qualificado por motivo torpe e com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Gilmar também foi denunciado por tentativa de feminicídio triplamente qualificada contra Eliane, praticada em contexto de violência doméstica e por razões da condição de sexo feminino da vítima.

Após o crime, o autor fugiu do local em uma caminhonete Hilux, mas foi localizado pela Polícia Militar cerca de 5 km da cidade, em uma estrada vicinal. Ele estava com um revólver calibre .38 na cintura, resistiu à prisão e precisou ser contido com uso de força policial. A prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva pelo juiz Antônio Muniz Rocha, ainda em 2022.

LEIA MAIS: Idoso que matou contador da Câmara de Juína tem prisão convertida por juiz

A sentença de 2025 foi proferida pelo juiz Vagner Dupim Dias, com atuação do promotor de Justiça Adalberto Biazotto Júnior, além do assistente de acusação Carmelindo Ferreira Botelho.

Weberkrey era advogado e atuava há dez anos como contador da Câmara Municipal de Juína, que na época lamentou a perda em nota oficial.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]