Crédito - SES-MT
A Escola de Saúde Pública (ESPMT), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), passa por uma ampla reforma e modernização de sua estrutura física. Em 2025, a obra atingiu 94% de execução.
Com a nova estrutura, a ESP-MT amplia sua atuação e passa a oferecer não apenas capacitações, mas soluções estratégicas para o fortalecimento do SUS, atuando na formação de lideranças, inovação em saúde, qualificação de especialistas, educação digital, EduComunicaSUS (projeto que contempla a comunicação para a promoção da saúde) e apoio direto aos territórios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Referência na formação e qualificação de profissionais da saúde, a Escola organiza e oferta ações educacionais em todos os níveis de ensino, da formação técnica à pós-graduação, integrando educação, gestão, prática assistencial e inovação.
“Estamos investindo na Escola de Saúde Pública porque acreditamos que a qualificação dos profissionais é fundamental para fortalecer o SUS em Mato Grosso. Com uma estrutura mais ampla e adequada, a unidade passa a atender um número maior de alunos e contribui para a educação permanente dos profissionais de saúde”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a secretária adjunta Executiva da SES, Kelluby Oliveira, o investimento reforça o compromisso com a educação permanente dos profissionais da área.
“O avanço da ESP-MT demonstra o comprometimento do Governo do Estado com uma saúde pública mais qualificada, resolutiva e conectada às necessidades da população”.
A superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, ressalta que a ampliação do espaço permitirá qualificar mais profissionais e aprimorar os serviços prestados à população mato-grossense.
“Com a ampliação das salas e com um auditório com tecnologia de ponta, a unidade poderá especializar mais profissionais da saúde, garantindo também a educação continuada para que cada vez esses profissionais possam aprimorar suas habilidades, garantindo qualidade no atendimento dos pacientes nas unidades de saúde”, afirmou.
A nova infraestrutura contará com oito salas de aula com capacidade para 30 alunos cada uma, uma sala para até 60 pessoas, e um auditório para 150 participantes.
A reforma também abrange biblioteca, estúdio, cozinha, refeitório e setor administrativo. Os espaços foram pensados para favorecer metodologias ativas, educação híbrida, produção audiovisual e atividades que contemple interprofissionais.
Após a conclusão das obras, a Escola de Saúde Pública poderá realizar até 1.800 capacitações por mês, em diversas modalidades, totalizando até 21.600 capacitações por ano.
A secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão, reforçou o empenho das equipes envolvidas na execução do projeto.
“Essa é mais uma reforma em que as equipes de obras da SES se empenham em entregar. Estamos trabalhando para que ela seja entregue com espaços modernos para o aprendizado desses profissionais”, concluiu.
*Sob supervisão de Ana Lazarini


















