Sábado, 27 de Setembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,34 | EURO R$ 6,31

27 de Setembro de2025


Área Restrita

Governo MT Terça-feira, 23 de Setembro de 2025, 09:44 - A | A

Terça-feira, 23 de Setembro de 2025, 09h:44 - A | A

Nova Ferramenta

Cidades de Mato Grosso vão receber teste de alerta da Defesa Civil neste sábado (27)

Mensagem será enviada para Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco e poderá atingir cidades no entorno

 

Camilla Zeni | Secom-MT

Foto-Christiano Antonucci/Secom
 

A Defesa Civil de Mato Grosso vai realizar, no próximo sábado (27.9), o teste de demonstração do sistema “Defesa Civil Alerta”, do Governo Federal. A ferramenta, que está em fase de implementação no Estado, tem como objetivo aprimorar a comunicação com a população em situações de risco e emergência.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

O teste será realizado a partir das 14h e será direcionado à população que estiver nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco. No entanto, o alerta poderá ser recebido também por moradores de cidades próximas, de acordo com a cobertura das operadoras de celular.

A mensagem enviada será: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”. 

Todos os aparelhos com conexão 4G ou 5G e com sistema operacional Android superior à versão 11 e iOS 17, dentro da área do município, receberão o aviso.

Não há necessidade de cadastro prévio e a mensagem de alerta aparece na tela do celular sobreposta aos demais aplicativos que possam estar em uso. Além disso, a mensagem é acompanhada de sinal sonoro.

A Defesa Civil reforça que não há motivo para pânico durante o teste. 


 

A nova ferramenta

O sistema Defesa Civil Alerta é uma tecnologia nacional que envia mensagens de emergência diretamente aos celulares das pessoas que estiverem em uma área de risco, ainda que o telefone esteja no modo silencioso. 

A ferramenta possui dois tipos de alerta:

  • O extremo, considerado o mais crítico, é acompanhado de um sinal semelhante a uma sirene, e indica urgência imediata, sendo necessário que a população adote medidas de proteção naquele exato momento. É este alerta que será testado em Mato Grosso.

  • Já o alerta severo emite um sinal sonoro semelhante ao do SMS, de recebimento de mensagem, e aponta urgência não imediata, dando tempo maior para a população se proteger.

A Defesa Civil ressalta que o sistema de alerta complementa outros canais já existentes, como envio de SMS e mensagens no Whatsapp, além das orientações e alertas pelas redes sociais. 

Para se cadastrar para receber os alertas via SMS, basta enviar o CEP de interesse para o número 40199. Já para receber alertas pelo Whatsapp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611.

A população também pode se informar pelo Instagram da Defesa Civil Estadual: @defesacivilmt

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]