19 de Maio de2024


Área Restrita

Mato Grosso Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020, 15:19 - A | A

Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020, 15h:19 - A | A

Mato Grosso

Servidores concluem curso para atuação no Sistema Socioeducativo

Cinquenta Agentes de Segurança Socioeducativos concluíram, nesta segunda-feira (07.12), o 2º Curso de Operações Socioeducativas Especializadas....

Gov Mato Grosso

Cinquenta Agentes de Segurança Socioeducativos concluíram, nesta segunda-feira (07.12), o 2º Curso de Operações Socioeducativas Especializadas. As instruções começaram no início em novembro e tiveram duração de 27 dias. Com a conclusão da capacitação, os agentes estão aptos para atuarem nas atribuições exclusivas de operações socioeducativas especializadas. A formatura foi realizada nesta manhã, na Academia de Polícia Militar Costa Verde, em Várzea Grande.

Com ministrações teóricas e práticas, os servidores foram orientados sobre segurança interna e externa de ambientes de privação de liberdade, escolta de adolescentes em conflito com a lei e contenções em momentos de situações limite.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A capacitação foi necessária porque a lei estadual Nº 10.959, de outubro de 2019, reestruturou a carreira dos servidores que atuam no Sistema Socioeducativo e ampliou as atribuições do cargo de agente. Antes, a segurança era feita pelas forças policiais. No mesmo ano, a Lei Nº 10.939 criou regras para o porte de arma dos agentes e acrescentou mais atribuições.

"Hoje vivemos um momento importante na nossa instituição. Eu quero agradecer todo o apoio das forças de segurança porque sem elas não estaríamos aqui. Não foi fácil. Tivemos dificuldades, mas eu prefiro pensar no futuro. Tenho orgulho de cada um de vocês", enfatizou a secretária adjunta de Justiça da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Lenice Silva.

Do total de 50 formandos, 16 eram mulheres. Para Cristiane Melo de Oliveira, o curso a desafiou no campo profissional e materno. "Tenho dois filhos, sendo uma de pouco mais de um ano e tive que deixar em casa. Foi uma superação e estou muito feliz", ressaltou ela, que é servidora do Socioeducativo há nove anos e atua na unidade de Rondonópolis (a 212 km ao Sul de Cuiabá).

A palavra superação define para o David Glaucio Deluque, o primeiro colocado no curso, o que foi a capacitação ao longo dos 27 dias. "Concluir esta etapa me dá a sensação de dever cumprido. Nossa unidade tem muito a ganhar. O conhecimento que tivemos no curso supera qualquer dificuldade", destacou o servidor com 10 anos de carreira e que atua no município de Cáceres (219 ao Oeste de Cuiabá).

Além dos familiares dos formandos e da secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva, estavam presentes o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel PM Alessandro Borges, o deputado estadual, João Batista, o presidente do Sindicato dos Profissionais do Sistema Socioeducativo, Paulo Cesar de Souza, os delegados de polícia Diogo Santana e Fabiano Pitoscia, e os gerentes dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases).

Participam do curso servidores das unidades de Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. As instruções técnicas foram dadas por profissionais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Serviço de Operações Especiais (SOE), Rondas Ostensivas Táticos Metropolitanas (Rotam) e Grupo de Intervenção Rápida (GIR).

Fonte: GOV MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]