26 de Abril de2024


Área Restrita

Mato Grosso Sábado, 12 de Outubro de 2019, 17:30 - A | A

Sábado, 12 de Outubro de 2019, 17h:30 - A | A

Mato Grosso

Escola de Barra do Garças sai na frente com os “Dias D da Aprendizagem”

Alunos da Escola Estadual Antonio Cristiano Cortes, localizada no município de Barra do Garças (509 quilômetros a leste da Capital), iniciaram um...

Alunos da Escola Estadual Antonio Cristiano Cortes, localizada no município de Barra do Garças (509 quilômetros a leste da Capital), iniciaram um trabalho de motivação para os “Dias D da Aprendizagem”. Os estudantes desenvolveram várias atividades para divulgar a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. O Saeb 2019 ocorrerá no período de 21 de outubro a 1º de novembro de 2019. Serão avaliados os 105 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola.

Segundo o coordenador pedagógico, Lauro Luiz Pereira Silva, a professora de artes Tatiane Neves de Oliveira confeccionou cartazes e um mural com o tema Saeb, além de cartazes na entrada da escola. “Foi um trabalho tanto informativo como motivacional. As atividades são mais significativas quando elaboradas pelos alunos”, avalia.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Lauro Luiz explica que o intuito desse trabalho é envolver e engajar os alunos no processo de avaliação, desde o 1º até o 3º ano, mesmo que somente estes últimos irão fazer a prova.

“Com a motivação em alta, desenvolvemos um plano de intervenção. Os professores de português e matemática buscaram a fragilidade dos alunos para montar o projeto”, ressalta o coordenador.

A partir daí, os professores de matemática Sergio Maria de Souza e Sênio Alexandre Xavier e a professora de Matemática Juliane de Souza Lopes receberam os cadernos de divulgação e trabalharam em sala de aula.

Durante as aulas, os alunos conheceram o que é o Saeb e seu regulamento e o que os resultados impactam para a unidade escolar e para os próprios estudantes. O processo começou no início do mês ainda não foi concluído.

Momento

“Esse é momento de motivarmos os estudantes para participarem do Saeb de 2019”, destaca a secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Rosa Maria de Araújo Luzardo.

Segundo Rosa Luzardo, esta não é uma ação pontual, mas um conjunto de ações que devem ser realizadas por meio de uma relação colaborativa entre a Seduc, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), Assessorias Pedagógicas e as unidades escolares, para que esses desafios possam refletir nas aprendizagens dos estudantes, bem como, a participação dos estudantes no dia da avaliação e a compreensão dos pais, neste importante processo para a educação.

Os “Dias D da Aprendizagem” fazem parte do processo de aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB 2019 em todas as escolas públicas (censitário) e privadas (amostral) localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam 10 ou mais estudantes matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 3ª do Ensino Médio. Serão avaliados em questionários e testes de língua portuguesa e matemática.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]