Sábado, 24 de Maio de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,65 | EURO R$ 6,43

24 de Maio de2025


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Sábado, 19 de Março de 2016, 07:02 - A | A

Sábado, 19 de Março de 2016, 07h:02 - A | A

MENIFESTAÇÃO

Manifestantes fazem ato em praça de Cuiabá em defesa de Lula e Dilma

Manifestação critica decisões recentes da Justiça Federal contra Lula

G1

Manifestantes fizeram um ato na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá, no início da noite desta sexta-feira (18). Os organizadores afirmam que a manifestação foi em defesa da democracia e da permanência de Dilma Rousseff (PT) na Presidência da República e em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recém-nomeado ministro da Casa Civil, mas que não está no cargo por força de decisões judiciais.

Segundo os organizadores, cerca de mil pessoas participaram do ato, enquanto a Polícia Militar estima 250 manifestantes. Atos contra o impeachment e a favor de Lula também são realizados em Sinop e Rondonópolis, a 503 e 218 km de Cuiabá, na noite desta sexta-feira.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O movimento é organizado pela Frente Brasil Popular e conta com a participação de integrantes de movimentos sociais, estudantis, sindicais e a da Central Única dos Trabalhadores (CUT) . Os manifestantes também dizem ser contrários à privatização da Petrobras.

Na manifestação, o ex-prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Barranco, que é suplente de deputado estadual, Valdir Barranco (PT), criticou a Justiça Federal pelas decisões contrárias ao ex-presidente Lula. "A Justiça Federal não tem competência para decidir sobre a posse do Lula. O foro é o Supremo", declarou.

Com faixas e bandeiras, eles gritam frases, como: "Vamos defender o Lula, vamos defender o Brasil" e "Quem não pula é coxinha". Também houve uma convocação para uma manifestação nacional.

A professora Enelinda Scala (PT) se disse orgulhosa do ex-presidente Lula. "Estamos em defesa do estado democrático de direito. O Lula nos orgulhou porque foi o primeiro presidente da República a dar voz a todos os brasileiros. Os nossos opositores não se conformaram até hoje de terem perdido as eleições".

Ex-juiz federal, Julier Sebastião da Silva, se declarou contra um golpe de estado. "O povo brasileiro deve continuar perseguindo sua melhoria de qualidade de vida. Não ao golpe, não aos fascistas", afirmou.

Sobre as decisões do juiz federal do Paraná, Sérgio Moro, ele defendeu que a Constituição Federal e a democracia sejam respeitadas. "Qualquer prática por agentes de estado ou não que viole a democracia e que configure perseguição política, é de natureza fascista e deve ser repudiada por todos. O ambiente político está contaminado por padrões de índole fascista e isso é inadimissível num estado democrático de direito", argumentou.

Em Rondonópolis também teve um ato a favor do governo hoje à noite. Segundo os organizadores, 200 pessoas participaram da manifestação. A Polícia Militar informou que não acompanhou o ato e, por isso, não tinha como passar a estimativa de público.

 

Já em Sinop, a 503 km de Cuiabá, 50 pessoas participaram de uma manifestação a favor do governo Dilma Rousseff. Já a PM estimou 15 pessoas.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]