Tenho sido abordado por alguns alunos me perguntando se com a Reforma Administrativa o Governo Federal não estaria acabando com os concursos públicos. Primeiramente eu alerto que os Concursos Públicos não se limitam a esfera Federal, pois os Estados e Municípios sempre irão necessitar (assim como a União) de material humano para gerir e executar os serviços da máquina pública.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Destacamos ainda aos concurseiros, que a proposta busca barrar pontos específicos como promoções apenas por tempo de serviço, e regulamentar itens que até hoje permanecem em aberto, tais como insuficiência de desempenho e concurso com prazo determinado.
O que fica claro também é que as carreiras ditas de Estado, como as carreiras policiais, ficam fora dessas alterações.
Ou seja, não arranje motivos para desanimar, pois os concursos continuarão a existir!
COMO COMEÇAR A ESTUDAR PARA CONCURSOS NESSA PANDEMIA?
Na coluna passada falarmos sobre PLANEJAMENTO e sobre a classificação e seleção de RECURSOS:
1 – RECURSO UNIVERSAL: Tempo (Necessário x Supérfluo)
2 – RECURSO INTERNO: Mind Set (Jeito de Ver a Vida)
3 – RECURSOS EXTERNOS: Materiais, Meio e Métodos (“3M”)
Hoje falaremos sobre o nosso RECURSO INTERNO, que basicamente é o modo como encaramos a vida. Eu sempre pergunto aos meus alunos: “Vocês enxergam a vida como um copo meio vazio ou meio cheio?”
Digo no sentido que existem pessoas que sempre irão achar que concursos públicos são fraudes, que, por isso, nunca serão aprovadas, ou que prestar concurso é o mesmo que jogar na loteria. Infelizmente quem pensa assim, certamente não será aprovado em nenhuma carreira pública.
Por isso pense positivo, encare a jornada de um concurseiro como algo realizável e que, quando ocorrer a nomeação, bons frutos virão como salário, carreira e estabilidade. Visualize isso ocorrendo, sonhe, acredite!