As urnas eletrônicas que passarão pelo teste de integridade da votação eletrônica serão sorteadas dentre as seções pertencentes a 25 Zonas Eleitorais de Mato Grosso, conforme deliberação da reunião desta segunda-feira (17.10). Foram convidados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) a participarem do ato representantes partidários, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ministério Público Eleitoral, Forças Armadas e demais entidades fiscalizatórias.
O escopo do Tribunal para a realização do sorteio levou em conta o raio de 300 km de distância de Cuiabá, em função da complexidade da logística de transporte de urnas. Para o segundo turno, que ocorrerá em 30 outubro, foram excluídas as Zonas Eleitorais de Sinop e Barra do Garças, que haviam sido incluídas no primeiro turno, justamente em função da logística.
Os sorteios vão contemplar os seguintes municípios: Cuiabá (1ª, 39ª, 51ª e 55ª ZEs), Rosário Oeste (3ª ZE), Poconé (4ª ZE), Nova Mutum (5ª ZE), Cáceres (6ª ZE), Diamantino (7ª ZE), Rondonópolis (10ª e 46ª ZEs), Campo Verde (12ª ZE), Barra do Bugres (13ª ZE), Jaciara (14ª ZE), Arenápolis (17ª ZE), Mirassol D’Oeste (18ª ZE), Tangará da Serra (19ª ZE), Várzea Grande (20ª e 49ª ZEs), São José do Rio Claro (29ª ZE), Chapada dos Guimarães (34ª ZE), Santo Antônio de Leverger (38ª ZE), Primavera do Leste (40ª ZE), Pedra Preta (45ª ZE) e Poxoréu (47ª ZE).
Para o segundo turno, foram emitidas seis mil cédulas de votação, que serão utilizadas no processo de auditoria das urnas eletrônicas. Os representantes partidários e das entidades fiscalizatórias que participaram da reunião receberam duas mil. Os responsáveis devem entrega-las devidamente preenchidas até o dia 24 de outubro.
Como ocorre
Este ano estão previstas três formas de auditoria a serem realizadas nas urnas eletrônicas, de modo a ampliar a transparência do processo de votação. Das 20 urnas sorteadas, 18 passarão pelo teste de integridade comum, três passarão pelo teste de autenticidade e duas serão auditadas com a liberação da biometria pelo eleitor.
O teste de integridade será realizado no mesmo dia e horário do pleito, ou seja, 30 de outubro, das 7h às 16h. Já o teste de autenticidade dos sistemas eleitorais ocorrerá pouco antes do início da votação, por meio da verificação da autenticidade e integridade dos sistemas em três urnas, diretamente na seção eleitoral. Este procedimento abrange todo o estado, mas restringe-se às seções dos municípios que são sedes das Zonas Eleitorais.
Sorteio
Os representantes partidários e das entidades fiscalizatórias que forem credenciados poderão escolher uma seção eleitoral da Zona Eleitoral sorteada para ter a urna auditada. Para isso, precisam encaminhar o formulário de credenciamento devidamente preenchido até o dia 28 de outubro ao e-mail [email protected]. O sorteio ocorrerá no dia 29 de outubro, às 8h, no Plenário do TRE-MT, e será transmitido pelo canal do YouTube.
Todas as informações sobre o processo de auditoria da votação eletrônica podem ser acessadas no site do TRE-MT.