Segunda-feira, 30 de Junho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,43 | EURO R$ 6,41

30 de Junho de2025


Área Restrita

DESTAQUES Segunda-feira, 30 de Junho de 2025, 08:45 - A | A

Segunda-feira, 30 de Junho de 2025, 08h:45 - A | A

Chuvas no Sul

Sob alerta de inundação, Porto Alegre fecha 4 comportas no Guaíba

Comportas 1, 2, 4 e 6, localizadas no Cais Mauá, foram fechadas na madrugada desta segunda (30/6), após cheia do Guaíba

 

Metrópoles
Foto-G1 O Globo

 

 

Quatro comportas do Guaíba, no Cais Mauá, foram fechadas, na madrugada desta segunda-feira (30/6), após o aumento do nível das águas. Foram fechadas as comportas 1, 2, 4 e 6. A de número 12 do sistema de proteção contra cheia havia sido fechada, nesse domingo (29/6), pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Em medição realizada às 6h45min desta segunda, o nível do Guaíba estava em 2m75cm. Ainda que esteja 25 centímetros abaixo da cota de inundação naquele ponto, de 3m, o nível está aumentando. Para o fechamento das comportas, foram utilizadas bags e argila compactada. 

Das 14 comportas existentes no sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre, três foram fechadas em definitivo, e quatro, reformadas. Outras sete têm obras em andamento: as passagens 8, 9, 10 e 13 serão fechadas em definitivo, enquanto as comportas 11, 12 e 14 serão substituídas por novas.

A decisão partiu de uma reunião da Comissão Permanente de Acompanhamento (Copae), coordenada pelo prefeito Sebastião Melo, no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA).

Após as fortes chuvas que caíram durante o fim de semana na Bacia do Guaíba, determinamos o fechamento preventivo das comportas. Pedimos que a população acompanhe os canais oficiais da prefeitura para se informar. Também seguimos mobilizados no acolhimento às famílias das ilhas”, declarou o prefeito.

Conforme o Dmae, as 23 casas de bombas do sistema de drenagem urbana estão em funcionamento. O órgão acrescentou que tem 31 geradores aptos a entrar em funcionamento, se necessário, em 18 estações.

Até o momento, cinco pessoas morreram no Rio Grande do Sul por causa das chuvas.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]