Na altitude de Quito o São Paulo teve um bom começo contra a LDU pelas quartas de final da Libertadores. O problema é que no primeiro ataque que teve, a equipe da casa abriu o placar. O gol equatoriano mudou a partida e o São Paulo só conseguiu voltar a ameaçar a meta adversária no segundo tempo, pressionando e criando com Luciano, Rigoni e Marcos Antônio. A LDU, porém, aguentou e quando a oportunidade apareceu, marcou novamente: 2 a 0. Agora o São Paulo precisa de uma vitória por três gols de vantagem para se classificar às semifinais no tempo normal, ou de um triunfo por dois gols para levar a decisão aos pênaltis. Para o técnico Hernán Crespo, se o time repetir o padrão de jogo e melhorar na conclusão das jogadas, a classificação é possível:
"O 2 a 0 não é fácil de reverter, mas acho que a maneira que o time está jogando em casa, com a força do torcedor... Tem que fazer o mesmo jogo, mas tem que concretizar as ocasiões. Se concretizarmos, será muito mais fácil e vamos tentar não cometer mais erros individuais, que eles aproveitaram muito bem"
Se o São Paulo conseguir a classificação enfrentará o ganhador de Palmeiras e River Plate, sendo que o alviverde venceu por 2 a 1 o primeiro jogo. No sábado o técnico Abel Ferreira deverá mandar reservas a campo no duelo contra o Fortaleza no Allianz Parque às 21h.
Já no domingo, o Corinthians encara o Sport na Ilha do Retiro. O atacante Gui Negão, suspenso, e o meia Rodrigo Garro lesionado não poderão atuar, enquanto o técnico Dorival Júnior aguarda pelos retornos de Raniele e Charles, que estão em recuperação de lesões. Depay, Carrillo e Martínez devem demorar um pouco mais.
No mesmo dia, o Santos joga com o São Paulo na Vila Belmiro. O técnico Juan Pablo Vojvoda não contará com Igor Vinicius e Zé Ivaldo suspensos, enquanto Gabriel Brazão é dúvida devido ao protocolo de concussão. Já Rollheiser pode voltar depois de cumprir suspensão.