Foto-Portal do Agronegócio
A produção de bens e serviços em Primavera do Leste (MT) é um dos motores econômicos mais expressivos de Mato Grosso, fortemente baseada na agroindústria, na transformação de commodities agrícolas e no setor de serviços de suporte ao campo.
Em 2025, o município consolida-se como um polo industrial e comercial, com mais de 14 mil empresas ativas e forte atuação no comércio exterior. Aqui está uma visão detalhada da produção de bens e serviços
1. Indústria e Produção de Bens (Agroindústria e Manufatura) A base da produção de bens em Primavera do Leste é transformar a produção agrícola local em produtos de maior valor agregado (agregação de valor à soja e milho).
Bioenergia e Etanol Destaque para o grande investimento da FS (FS Bioenergia), transformando milho em álcool, proteína e outros derivados. Beneficiamento de Grãos e Algodão Presença de grandes indústrias como a Cargill, beneficiadora de algodão, e indústrias de calcário (Minertins).
Insumos Agrícolas e Sementes
O município abriga complexos industriais de ponta, como a LongPing High-Tech, focada em sementes e pesquisa, além da produção de insumos para pecuária pela Cargill.
Indústria Local: Produção de materiais de construção (cerâmica) e outras pequenas indústrias.
2. Setor de Serviços (Suporte e Comércio)
O setor de serviços representa cerca de 64% do PIB de Primavera do Leste e gera a maioria dos empregos formais.
Logística e Transporte
Devido à alta produção, o transporte intermunicipal de carga é um dos maiores empregadores da cidade. Comércio e Serviços (ACIPLE) Forte setor varejista e de serviços, com projeções de crescimento de até 10% no final de 2025.
Serviços Agrícolas
Assessoria técnica, consultoria, manutenção de maquinários agrícolas de alta tecnologia.
Comércio de Insumos
Forte presença de revendas de tecnologia e insumos agrícolas.
3. Principais Destaques
Econômicos e Investimentos (2024-2026)
Novo Shopping Center
Exportação
Primavera do Leste está entre os 12 municípios de Mato Grosso que mais exportam, consolidando o município como um polo de comércio exterior em 2025. Expansão do Setor Industrial O parque industrial está em contínua expansão, com novas indústrias voltadas para a pecuária de corte e processamento de grãos. Força no Emprego
O SINE registrou alta taxa de colocação de vagas em 2025, impulsionado por novas empresas e serviços. Em suma, Primavera do Leste funciona como um hub logístico e tecnológico, onde a produção de bens (commodities transformadas) atrai serviços especializados, formando uma economia circular robusta.




















