O governo federal, por intermédio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), investiga um possível novo caso de gripe aviária (H5N1) em uma propriedade rural de Nova Brasilândia.
A suspeita surge pouco tempo após a confirmação do primeiro foco da doença em uma granja comercial no Brasil, em Montenegro (RS), na última quinta-feira (15). No caso de Nova Brasilândia, a suspeita envolve uma criação de aves em uma propriedade destinada à produção familiar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Além da cidade mato-grossense, outras cinco investigações estão em andamento em diferentes estados, incluindo Ipumirim (SC), Aguiarnópolis (TO), Triunfo (RS), Gracho Cardoso (SE) e Salitre (CE). Todas essas ocorrências estão relacionadas a produções familiares ou comerciais de aves.
Até o momento, dois casos foram confirmados no país: o primeiro em Montenegro, em uma granja comercial, e o segundo em Sapucaia do Sul (RS), com a morte de cisnes de um zoológico.
Na sexta-feira (16), o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) intensificou as ações de fiscalização sanitária e monitoramento com o objetivo de impedir que o vírus se espalhe para plantéis comerciais ou propriedades de subsistência no estado.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), destacou que o aumento das investigações é comum diante de uma situação emergencial e reforça a capacidade do sistema de Defesa Agropecuária brasileiro.