Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

24 de Dezembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2025, 13:46 - A | A

Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2025, 13h:46 - A | A

Vice-governador de Minas critica CNJ

Governo de MG vai atrasar cumprimento de alvarás após fraude que libertou presos

Vice-governador criticou sistema do Conselho Nacional de Justiça durante coletiva nesta terça-feira (23)

Administração

 

O vice-governador de Minas Gerais afirmou, nesta terça-feira (23) que o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é “de baixa segurança e baixa qualidade”. Nesta semana, o sistema foi invadido por criminosos, o que permitiu a soltura indevida de presos no sistema prisional de Minas Gerais. As declarações ocorrem em meio às buscas por três homens que seguem foragidos desde sábado (20), após a apresentação de alvarás de soltura posteriormente cancelados pela Justiça.

“O sistema do CNJ é um sistema de baixa segurança e baixa qualidade. Foi invadido com o uso de credenciais do Judiciário. Nós não temos nenhuma relação com isso”, afirmou o vice-governador. Segundo ele, os documentos apresentados às unidades prisionais não eram falsificados do ponto de vista formal. “Os mandados que nos foram apresentados não são falsos, eles são verdadeiros. Eles só não foram expedidos por juízes, porque alguém invadiu o sistema e transmitiu para a gente a ordem de soltura”, disse. 

Segundo o governo estadual, as ordens foram cumpridas seguindo os procedimentos padrão do sistema prisional. “As ordens foram cumpridas dentro do procedimento normal e eu lamento profundamente que a gente esteja submetido a esse tipo de situação”, completou.

Diante do episódio, o vice-governador anunciou uma mudança emergencial no protocolo de cumprimento de alvarás de soltura em Minas Gerais. Segundo ele, todas as ordens passarão a ter um atraso proposital para checagem, como forma de evitar novas liberações indevidas. “O sistema precisa ser imediatamente revisto em termos de segurança. Do nosso lado, eu tomei uma decisão hoje de determinar que nós vamos atrasar o cumprimento de todas as ordens de soltura que a gente receber”, afirmou.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]