Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,37 | EURO R$ 6,21

10 de Outubro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, 07:39 - A | A

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025, 07h:39 - A | A

"Aproveitar a vida"

Fim das sanções e tempo com o neto: o que pesou para Barroso deixar STF

Ministro quer mais liberdade para circular, ler mais poesia e "aproveitar a vida"

Administração

 
 
CNN
Foto-Folha PE
 
Em 2022, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso começou a sinalizar a pessoas do seu convívio que provavelmente não permaneceria na Corte até 2033, quando completaria 75 anos e teria de se aposentar compulsoriamente.
 
 

Na época, ele havia feito um trato com a esposa, Tereza, que enfrentava complicações de um câncer no fêmur: assim que deixasse a presidência do tribunal, em setembro de 2025, sairia do cargo para que ambos pudessem viajar e aproveitar a vida. 

"Infelizmente, ela faleceu antes, essa motivação específica eu já não tenho. Mas a vida é feita de ciclos", disse Barroso em entrevista exclusiva à CNN, no fim de setembro, quando estava prestes a entregar a presidência do Supremo ao ministro Edson Fachin.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Uma série de novos fatores surgiram na vida do ministro e sacramentaram uma decisão sobre a qual ele já refletia há muito tempo - por exemplo, as sanções impostas pelos Estados Unidos, que suspenderam os vistos do ministro e de seus familiares.

No discurso de despedida, Barroso disse que a saída "nada tem a ver com qualquer fato da conjuntura atual".

Mas também destacou que "os ônus da função acabam se transferindo aos nossos familiares e pessoas queridas, que sequer têm responsabilidade pela nossa atuação".

A auxiliares, o ministro vinha demonstrando descontentamento com o que considera ser uma "crise de civilidade" global. As sanções impactaram seu cotidiano: ele é colaborador da Harvard Kennedy School e, nas férias, costuma viajar aos EUA, onde fica recluso, lendo e escrevendo artigos.

Barroso também estaria reflexivo sobre o seu dia a dia no STF fora da presidência. Pela primeira vez desde que assumiu a cadeira, em 2013, ele passou a integrar a Segunda Turma, composta por ministros com quem não tem tanta proximidade (Dias Toffoli, Gilmar Mendes, André Mendonça e Nunes Marques).

Porém, depois de fazer uma "reflexão profunda", concluiu que sua missão como magistrado já foi cumprida e que, agora, é hora de cuidar da vida pessoal. Há poucos meses, tornou-se avô - ter mais tempo com o neto Rafael também pesou para a decisão de deixar a Corte.

O ministro também se anima com a perspectiva de mais liberdade para circular sem o aparato de segurança que se tornou indispensável desde que o bolsonarismo adotou o STF como alvo. Além disso, o próprio declarou que, daqui em diante, quer mais "espiritualidade, literatura e poesia" na vida.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]