PEREIRA ALVES
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Da Redação
Foto-Canal Agro-UOL
Dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), prevê uma semana com sol e com algumas nuvens em Primavera do Leste e região da “Grande Primavera”. Hoje, segunda-feira, 9, conforme o Centro, chove rápido durante o dia e também à noite. A previsão é, portanto, de tempo nublado com chuva forte durante o dia. À noite, a chuva deve diminuir de intensidade, mas não para.
]inda de acordo com a previsão de média mensal de chuva em fevereiro na cidade de Primavera do Leste, segundo o CPTEC a chuva média é de 215 mm e já choveu até hoje, dia 9, 43 mm o que representa 20% da média normal para o mês.
Chuvas acima da média em Mato Grosso, especialmente em Primavera do Leste e região, estão atrasando a colheita da soja e o plantio do milho safrinha em 2026, com alto risco de perda de qualidade e produtividade. O excesso de umidade dificulta a entrada de máquinas, compromete a maturação, aumenta o índice de grãos avariados e gera gargalos logísticos.
Principais Impactos das Chuvas na Colheita
Atraso Operacional
A umidade do solo trava a entrada de maquinário no campo, atrasando o ritmo da colheita. Qualidade da Soja A chuva constante faz com que os grãos percam qualidade, apresentando maior incidência de grãos ardidos e avariados.
Riscos Econômicos
A demora aumenta o risco de perdas na lavoura, além de reduzir o valor comercial da soja (descontos).
Logística e Armazenamento
Filas de caminhões e falta de espaço para armazenagem são comuns quando a colheita é concentrada e interrompida.
Plantio da Safrinha
O atraso na colheita da soja empurra o plantio do milho safrinha para fora da janela ideal.




















