PEREIRA ALVES
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Da Redação
Foto-You Tube
Por meio de uma visão geral criada por IA é possível afirmar que a cultura do girassol em Primavera do Leste-MT, é uma importante alternativa para a segunda safra ("safrinha"), valorizada pela resistência à seca e capacidade de diversificar a produção após o milho.
O girassol é uma opção rentável na região.
Importância Agrícola
O girassol é uma opção rentável na região, exigindo menos água que o milho, ideal para o final da estação chuvosa. Contexto em MT Mato Grosso se destaca com cerca de 40 mil hectares de cultivo, com Primavera do Leste entre os municípios produtores.
Desafios
Produtores enfrentaram dificuldades no passado com a falta de indústrias próximas para o processamento, tornando o frete para fora do estado um desafio.
Atração Turística
Campos de girassol em Primavera do Leste, tornam-se atrações locais, com o auge da floração geralmente ocorrendo no primeiro semestre do ano.
Manejo
A cultura necessita de boa disponibilidade de água na germinação e é sensível ao déficit hídrico na floração. A produção tem ganhado fôlego com parcerias e o aumento da área plantada, consolidando-se como um cultivo estratégico no estado.
Área plantada
Mato Grosso possui área de aproximadamente 40 mil hectares cultivadas com girassol. O município de Campo Novo do Parecis possui maior representatividade, com 26 mil hectares. Os principais municípios produtores são – Sapezal, Campos de Júlio, Campo Verde e Primavera do Leste.




















