Trabalhadores da empresa Z-Dat Teleatendimento e Serviços, responsáveis pelo atendimento das chamadas de emergência da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil em Mato Grosso, encerraram a greve em menos de 24 horas nesta quarta-feira (17).
Isso porque os servidores conseguiram o pagamento dos salários atrasados e o vale-alimentação de forma integral após negociações com a empresa, de acordo com Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos do Estado de Mato Grosso (Sinttel).
O fim da paralisação foi aprovado pela maioria dos trabalhadores em assembleia que reuniu toda a categoria.
A paralisação atingiu o funcionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que também recebe demandas de outros órgãos de segurança.
A central opera os números 190 da PM, 193 dos bombeiros e 197 da Polícia Civil, além de repassar ocorrências para outros órgãos de segurança em todo o estado.
Porém, o serviço de emergência não ficou sem operar. A Z-Dat conta com 66 funcionários, dos quais apenas 30%, o equivalente a 20 profissionais, seguiram trabalhando durante a paralisação, conforme prevê a legislação para serviços essenciais.
O que motivou a greve?
A entidade sindical afirma que negocia com a empresa desde julho para evitar a greve. Um acordo havia sido firmado, garantindo que, a partir de agosto, não haveria mais atrasos. No entanto, o compromisso não foi cumprido.
Além dos salários, o vale-alimentação voltou a ser pago de forma fracionada, em desacordo com a convenção coletiva de trabalho da categoria.
Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) informou que os repasses do governo à empresa Z-Dat estão em dia e que a contratada já foi formalmente notificada para regularizar a situação.