Sábado, 17 de Maio de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,67 | EURO R$ 6,33

17 de Maio de2025


Área Restrita

Cotidiano Sexta-feira, 16 de Maio de 2025, 09:35 - A | A

Sexta-feira, 16 de Maio de 2025, 09h:35 - A | A

DESTAQUE

“Sinhadores” do Teatro Faces é o espetáculo do Centro-Oeste selecionado para festival de Joinville/sc

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Como único representante da região Centro-Oeste no FESTEJO, o grupo reafirma sua potência artística em seus 20 anos de trajetória. O festival, que celebra a diversidade artística e a cidadania cultural brasileira, reúne espetáculos selecionados de todas as regiões do país.

Recém-premiado com o Troféu Lizete Negreiros do CBTIJ/ASSITEJ Brasil em Salvador-BA por sua contribuição ao teatro para a infância e juventude, o grupo chega pela primeira vez à região Sul com o espetáculo "Sinhadores", apresentando uma dramaturgia sensível, construída através dos estudos da Dramaturgia Mestiça, dialogando a partir de seu território.

Sinhadores narra a vida de uma comunidade que passa fome e busca no exercício de sonhar um futuro possível. Dependentes de um Sinhão, que determina o que pode e o que não pode feito, começam a questionar sobre as possibilidades de serem livres para tomarem suas próprias decisões sobre suas vidas, vivendo seus anseios e vontades. A obra nos pergunta: É possível sonhar quando se tem negado direitos básicos da existência humana como o alimento?

O espetáculo, que estreou em 2021, tem duração de 50 minutos e já passou por diversos festivais, incluindo o Festival de Teatro da Amazonia em Alta Floresta, o Festival Velha Joana e as cidades de Cuiabá-MT e Comodoro-MT.

“'Sinhadores' surgiu a partir do relato de uma senhora que disse que não tinha tempo de sonhar porque trabalhava das 05 da manhã até as oito horas da noite, e ao chegar em casa cansada, só pensava em dormir para acordar no dia seguinte. Se sonhar como um futuro melhor é o primeiro passo para confrontarmos nossa realizada e lutarmos por uma vida digna, tirar o básico da existência humana ao ponto dos sonhos deixarem de existir é uma das maiores crueldades que a desigualdade traz” comenta o Dramaturgo e Diretor Wanderson Lana.

Após apresentação em Joinville/SC o Grupo Teatro Faces cumprirá agenda de circulação em Mato Grosso.

 

Ficha Técnica:

Direção e Texto: Wanderson Lana

Elenco: Ana Dorst, Kiko Sontak, Edilene Rodriguez, Dionathan Pessoni, Darci Souza Junior, Thalia Quintania, Marcione Neves, Isabela Cassimiro, Wanderson Lana,  

Figurino: Ana Dorst e Kiko Sontak

Maquiagem: Elenco

Design Gráfico: Rafaela Salomão

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]