Uma das ações integrantes do Movimento Maio Amarelo, ao longo desta quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal, através da Delegacia de Primavera do Leste, junto com a Ciretran e demais parceiros, promovem entre as 08h e as 16h, mais uma edição do "Comando Saúde", que está sendo realizado no pátio do posto CPN, na BR 070, saída para Campo Verde.
Com as presenças de representantes do SENAC, Secretaria de Saúde, faculdade Anhanguera, SEST/SENAT, a ação direcionada a motoristas profissionais possibilita participaram de diversos testes de saúde, como obesidade, glicemia, etilismo e hipertensão.
Também o corte de cabelo proporcionado pelas profissionais do SENAC de Primavera do Leste.
As muitas adversidades vividas pelo caminhoneiro podem estar relacionadas a diversos fatores de risco de doenças cardiovasculares e a rotina para o qual se adaptam torna-o vulnerável ao desenvolvimento de doenças como a hipertensão arterial.
Segundo o chefe da Delegacia da PRF, essa é uma oportunidade que os condutores têm para fazer os exames, além de receberem orientações relacionadas à condução dos veículos na rodovia.
Quem passou pelos estandes montados também teve a oportunidade de experimentar um par de óculos, que simulavam a deida situação de uma pessoa quando está alccolizada, portanto, também dirigindo sobre o efeito de álcool
A chefe da Ciretran, Lenice Freitas também ressaltou a importância de os condutores estarem em dia com a documentação dos veículos e uma situação que segundo ela é relacionada aos condutores que têm carteira para veículos pesados (C,Dou E) e que deixaram o teste toxicológico vencer, não fizeram ou exame ou perderam o prazo.
Para estes casos podem ser multados e o aconselhável, segundo ela, caso não estejam mais conduzindo veículos dessa natureza é mudar a categoria, pois caso contrário a autuação acontece de forma automática, sendo lançada no CPF.
Durante a ação ao longo do dia é possível tirar as dúvias e posteriormente os condutores devem procurar a Ciretran.