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Cotidiano Quinta-feira, 26 de Junho de 2025, 12:50 - A | A

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ESTELIONATO

Golpes mais denunciados no Procon e como se prevenir para não ser uma vítima

“O nosso problema maior está quando o consumidor não sabe, mas contratou por uma ligação, uma videochamada, assinatura digital ou eletrônica”, pontua a coordenadora

VILMAR KAIZER

Se há algo que conta quando o assunto é golpe é a esperteza de quem consegue enganar alguém que muitas vezes, pela própria inocência acaba comprando ou contratando algum serviço, geralmente sem o saber.

E neste caso o Procon de Primavera do Leste recebe constantes reclamações de um público muito específico: os idosos, que têm descontos indevidos nos benefícios e aposentadorias, mas que às vezes sequer aceitaram, mas por uma simples ligação telefônica e alguns ‘aceites’, acabaram autorizando as cobranças e descontos.

Isso é o que explica a coordenadora do órgão local, Aline Fossari. O que acontece muito são casos de pensionistas, aposentados, do INSS, com relação à contratação com associações que vão descontando do aposentado, mesmo sem ele contratar. Ou, ele contrata,, mas não sabe o que está contratando.

"Então tem acontecido bastante, como em épocas de festas ou feiras que as pessoas ficam vendendo serviços, encontram terceiros em uma situação favorável e acabam empurrando alguma venda”, explica a coordenadora.

Essas vendas geralmente envolvem vendas de assinaturas de revistas, plano odontológico, geralmente acompanhadas por um brinde, seja um massageador, um ferro de passar, algo que chame a atenção e convença para a compra, como um Clube de Descontos por exemplo. Tem também cartões, que afirmam oferecer descontos em várias empresas da cidade, mas que na verdade não estão credenciadas e sequer sabem dessas vendas ou facilidades.

“A pessoa fez a contratação sem saber, daí nós orientamos a pegar a fotocópia, a capa do processo e levar ao banco, para ver se consegue restituição ou cancelamento, além de fazer o boletim de ocorrência também.”, explica Aline.

Isso corresponde a conseguir o que se chama de desacordo comercial. Outro ponto é que geralmente os bancos digitais são os grandes vilões, instituições que eles sequer conhecem, ou mesmo associações, que vêm descontando e quando eles percebem, buscam o Procon e se realmente não contrataram, nunca tiveram vínculo com essa associação, a instituição é acionada e cancela de imediato, muitas vezes até devolvendo os valores descontados.

“O Código de Defesa do Consumidor fala que tem que ser em dobro e corrigido. Algumas não devolvem em dobro, mas devolvem o valor que descontaram e o consumidor ainda fica satisfeito. O nosso problema maior está quando o consumidor não sabe, mas contratou por uma ligação, uma videochamada, assinatura digital ou eletrônica”, pontua a coordenadora.

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