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EDUCAÇÃO

Durante as férias, educação para adultos será mantida em todos os municípios de MT

Mais de 17 mil pessoas com idade acima de 15 anos frequentam as aulas nos 142 municípios de Mato Grosso

SEDUC MT

As aulas do Programa Mais MT Muxirum continuam acontecendo nos 142 municípios mato-grossenses durante o período de férias escolares da rede estadual de ensino, que começou no dia 7 e vai até 21 de julho.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o programa de alfabetização é ininterrupto para as mais de 17 mil pessoas inscritas em 2025, com idade acima de 15 anos que por algum motivo não aprenderam a ler e escrever.

Com material pedagógico específico, o atendimento aos alfabetizandos é flexibilizado e facilitado em relação ao local, podendo ser realizado em centros comunitários, igrejas ou escolas, escolhidos pela Diretoria Regional de Educação (DRE) nos 13 polos do estado.

As turmas são reduzidas, de 10 a 12 estudantes no máximo, para que tenham um desempenho melhor. As aulas têm carga horária de 12 horas semanais, totalizando 384 horas anuais.

Em todos os municípios o programa conta com 159 coordenadores locais e 1.427 alfabetizadores. Durante os oito meses do curso, eles receberão mensalmente bolsa-auxílio R$1 mil e R$1.300, respectivamente. O investimento total somente nesse ano, segundo a Seduc, é de R$ 16,4 milhões.

O secretário de Educação, Alan Porto, observa que a meta é reduzir o índice de analfabetismo em Mato Grosso para menos dos 3,8% anunciados pelo IBGE no dia 13 de julho. “Buscamos essa meta desde 2019 e, para isso, a Seduc terá investido até o final desse ano R$ 64,1 milhões no combate ao analfabetismo”.

Com essa ação, espera-se não apenas alfabetizar, mas também transformar vidas e oferecer novas oportunidades a milhares de mato-grossenses evidenciando o comprometimento com a alfabetização de jovens e adultos, completou Alan Porto.

Com os investimentos que a Seduc tem feito, a expectativa é de que mais pessoas tenham acesso à educação, promovendo autonomia, desenvolvimento social e pertencimento. “O futuro da educação no Estado depende da continuidade desses esforços e do envolvimento de toda a comunidade”, conclui Alan Porto.

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