Domingo, 08 de Junho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,56 | EURO R$ 6,35

08 de Junho de2025


Área Restrita

Cotidiano Sexta-feira, 06 de Junho de 2025, 16:07 - A | A

Sexta-feira, 06 de Junho de 2025, 16h:07 - A | A

COMPETITIVIDADE COMPROMETIDA

HNT TV: Falta de capital e burocracia no acesso ao crédito são barreiras às empreendedoras

De acordo com especialista do Sebrae/MT, é comprovado que as operadoras concedem empréstimos com juros mais altos às mulheres, levando ao endividamento excessivo

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

Uma pesquisa do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) neste ano aponta a falta de capital, a burocracia excessiva e as dificuldades para obter crédito como as três principais barreiras às mulheres que decidem empreender.  A analista técnica da entidade, Driely Sena, ressaltou ao HNT TV outra conjuntura preocupante: a diferença entre os juros praticados aos homens e mulheres. Dados de estudo desenvolvido pelo Sebrae nacional no qual as empreendedoras pagam cerca de 40,6% de juros, enquantos os homens 36,8%. Conforme a especialista, essa porcentagem contribuí ao endividamento e limita a expansão dos negócios. 

LEIA MAIS: HNT TV: Mulheres são 40% dos empreendedores em MT, mas ainda sofrem preconceito

"Apesar de ter uma avanço significativo nos últimos anos, as empreendedoras ainda enfrentam a questão do acesso a crédito, por exemplo. Muitas delas citaram que sem esse acesso a crédito não conseguem expandir seus negócios e se sentem receosas porque têm mais dificulddes com relação aos impostos", falou Driely Sena ao podcast do Hipernotícias

Apesar de ter uma avanço significativo nos últimos anos, as empreendedoras ainda enfrentam a questão do acesso a crédito

Para a parcela de mulheres ouvidas pelo Sebrae em fevereiro deste ano que conseguiram acesso ao crédito, 22% destacaram as taxas de juros elevadas como motivo para não conseguir manter o fluxo de caixa e forçá-las a reduzir a margem de lucro, garantindo sobrevida aos negócios. 

PROVEDORAS DO LAR

Driely observou que o esforço para manter as portas abertas tem nome e sobrenome: família e filhos. Enquanto 32% optam por empreender para realizar sonhos e 40% para adquirir liberdade, 58% - mais da metade - dá esse passo por necessidade financeira. Nesse contingente, 64% das empreendedoras são provedoras do lar e 51% mães. 

"Muitas mulheres buscam isso por serem provedoras dos seus lares. Essas mulheres não têm só uma atividade principal, mas têm a atividade principal como cabelereira, manicure e inúmeras secundárias. Por isso empreendem, pois é uma forma de conseguir renda em diversas atividades", disse a especialista. 

VEJA VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]