O ator cuiabano Romeu Benedicto dá vida ao personagem Tonhão, um militar aposentado, na série Guerreiros do Sol, produção original do Globoplay que retrata o universo do cangaço nordestino. Com mais de 30 anos de carreira e passagens por produções como Da Cor do Pecado, Malhação e o remake de Pantanal (2022), Romeu retorna às telas em um papel intenso e marcante.
Tonhão é um patriarca da década de 1930, homem de personalidade forte e rígida, cuja trajetória é marcada por uma tragédia familiar que o leva ao caminho da vingança. “Sua entrada na novela dá início a uma das fases mais quentes da história. É obsessão e justiça”, define o ator.
As gravações das cenas de batalha no Vale dos Mestres foram especialmente desafiadoras. “Foram sete dias de gravação. O tempo fechou de um jeito no sertão que parecia Londres. Ficamos quase três dias parados por causa do clima”, relembra.
Romeu destaca a experiência de atuar ao lado de grandes nomes como Irandhir Santos, Luiz Carlos Vasconcelos, Márcio Vito e Aline Moraes. “Foi maravilhoso. Sempre admirei esses artistas e me inspirei neles. Participar dessa jornada foi uma realização”, afirma.
Para compor Tonhão, o ator se aprofundou na história do cangaço brasileiro. “Estudei vídeos de ex-cangaceiros, volantes, vítimas e especialistas. Também trabalhei a prosódia e conversei com muitos nordestinos. Já tinha afinidade com o sotaque desde Cordel Encantado. O povo nordestino tem um espírito parecido com o cuiabano: cultura forte, amor à terra e luta contra estereótipos”.
BELLA CAMPOS: DESTAQUE EM VALE TUDO E NO CINEMA NACIONAL
Outro nome de Cuiabá que vem se destacando no cenário artístico nacional é Bella Campos. A atriz interpreta a ambiciosa Maria de Fátima no remake da novela Vale Tudo, exibida pela TV Globo, contracenando com Taís Araújo, que vive a protagonista Raquel. Bella tem sido elogiada pela intensidade e complexidade que imprime à personagem.
Além da televisão, a atriz também protagoniza Cinco Tipos de Medo, primeiro longa-metragem mato-grossense selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cinema de Gramado.
O filme, dirigido por Bruno Bini, retrata a violência urbana vivida por moradores da periferia de Cuiabá em 2007, e tem estreia prevista para o segundo semestre de 2025.
A presença de Romeu Benedicto e Bella Campos em grandes produções reafirma o potencial artístico de Mato Grosso e fortalece a representatividade regional no audiovisual brasileiro.