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Cotidiano Sexta-feira, 11 de Julho de 2025, 05:22 - A | A

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FRAUDE

Como aderir ao acordo para receber ressarcimento do desconto indevido do INSS

A adesão pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios em todo o país

R7

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos indevidos em seus benefícios entre março de 2020 e março de 2025 devem aderir ao acordo de ressarcimento a partir desta sexta-feira (11).

A adesão pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios em todo o país (veja passo a passo abaixo).

 

O acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal garante que os segurados recebam de volta o valor sem a necessidade de entrar na justiça, por via administrativa.

Todos os segurados que já fizeram a contestação dos descontos e ficaram sem uma resposta das entidades já podem aderir.

Como será o pagamento

O pagamento do reembolso vai começar no dia 24 de julho, com novos lotes diários até que todos os casos sejam concluídos.

O valor será pago em parcela única, automaticamente na conta onde você já recebe seu benefício previdenciário.

O calendário de liberação do reembolso seguirá a ordem cronológica da adesão ao acordo, ou seja, aqueles que aderirem primeiro ao acordo vão receber primeiro.

Os valores serão corrigidos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, desde a data do desconto até a inclusão na folha de pagamento.

Como faço para aderir ao acordo?

Adesão pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios em todo o país

Pelo aplicativo Meu INSS

  • Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha.
  • Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
  • Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
  • Clique em “Enviar” e pronto. Depois é só aguardar o pagamento.
  • A adesão é gratuita e não exige o envio de documentos.

Pelos Correios

  • O atendimento presencial é para pessoas com dificuldade em usar celular, computador ou internet.
  • Pode ser solicitado nas agências dos Correios em todo o país.
  • Basta ir a uma agência e pedir para ser atendido.

O que os beneficiários poderão fazer na agência dos Correios?

  • Consultar se houve algum desconto no seu benefício;
  • Contestar descontos não autorizados;
  • Confirmar se algum desconto foi autorizado;
  • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
  • Analisar documentos enviados por associações;
  • Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
  • O atendimento é gratuito, com prioridade e segurança, feito por equipes treinadas.
  • Há prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
  • O segurado deve apresentar apenas um documento oficial de identificação.
  • Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta).
  • O atendimento será feito numa plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios, garantindo a proteção das informações.

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