Nesta quinta-feira, 25 de setembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Trânsito, o 'Grupo Trânsito Consciente', formado por instituições e Forças de Segurança do município: Ciretran, CMTU, polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, SAMU, Centros de Formação de Condutores, Politec, Primacredi e Sicoob, realizou uma ação para comemorar o encerramento da Semana Nacional do Trânsito.
O evento denominado ‘Caminhada da Mobilidade’ contou com as participações da Escola CEP e integrantes do Espaço Conviver e reuniu dezenas de pessoas na avenida Porto Alegre.
A atividade contribui para a reflexão sobre problemas, melhorias e cuidados com relação ao trânsito, sob a perspectiva dos pedestres que andam pelas ruas e avenidas da cidade.
Também simboliza a qualidade de vida, por meio da própria atividade física.
A chefe da 40ª Ciretran, Lenice Freitas, reforça a importância dos eventos que são realizados, a exemplo do Movimento Maio Amarelo e agora a Semana Nacional do Trânsito, que são sempre apoiadas pelo Grupo Trânsito Consciente. Ela afirma ainda que a discussão permanente sobre segurança no trânsito é extremamente importante.
“Precisamos cada vez mais promover um trânsito seguro e preservar vidas. Nosso objetivo é chamar a atenção para o alto índice de acidentes e mudar comportamentos por meio da conscientização”, disse.
Em relação aos demais eventos da Semana Nacional do Trânsito, (18 a 25 de setembro), teve em grande parte a organização da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), em parceria com os demais membros do Grupo. Ao longo dos últimos dias, foram promovidas dezenas de ações, como blitze educativas, palestras em escolas, treinamentos de direção e orientações aos condutores. O trabalho, no entanto, não se encerra com a programação oficial.
A coordenadora da CMTU, Marta Eunice ressalta que "ao longo do ano continuaremos desenvolvendo atividades permanentes de orientação e prevenção, reforçando o slogan da Semana Nacional do Trânsito 2025: Desacelere – seu bem maior é a vida”.
Com essas atividades que promovem a conscientização, se espera que os índices de acidentes no município sejam reduzidos, uma vez que a frota de veículos emplacada já ultrapassa 81 mil unidades, número que deve ser ainda maior considerando os veículos não registrados oficialmente.