22 de Maio de2024


Área Restrita

Política MT Quarta-feira, 15 de Maio de 2024, 15:41 - A | A

Quarta-feira, 15 de Maio de 2024, 15h:41 - A | A

Política MT

SMS promove conferência que aborda importância da prevenção do controle de infecção hospitalar

Prefeitura de Cuiabá - MT

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Vigilância Sanitária e PCIH, promoveu na manhã desta quarta-feira (15), a 1ª Conferência de Controle de Infecção Hospitalar e Infecções Relacionadas à Saúde. O evento ‘Unidos Contra as IRAS’ é alusivo ao Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, que é celebrado no dia 15 de Maio. A ação tem como objetivo principal conscientizar os servidores e gestores quanto à importância na prevenção de infecções adquiridas em hospitais e nas unidades de saúde. As ações são continuamente realizadas em cada unidade de saúde municipal buscando a prevenção desse risco.

A conferência aconteceu no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso e contou com a participação de especialistas na área. Entre eles a médica Daniela Barros, que é infectologista do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e mestranda em Doenças Infecciosas e Tropicais no Hospital Júlio Muller. Segundo a palestrante, a principal medida é identificar os meios que resultaram na ocorrência de possíveis infecções e assim elaborar um planejamento de prevenção.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O secretário adjunto da Atenção Primária, José Ricardo de Amorim Santana, também esteve presente no evento e ressaltou a importância do trabalho de prevenção dentro das unidades das redes de atenção básica. “Temos acompanhado de perto todo esse trabalho de controle de infecção que vem sendo realizado em todas as nossas unidades municipais e percebemos os resultados positivos das ações preventivas”, garantiu Santana.

Também participaram do evento a cirurgiã-dentista Suzana Cajango, que é especialista em Gestão Pública e Administração Hospitalar, o farmacêutico Ruberlei Godinho, que é mestre em Ciências da Saúde na área de Farmacologia e doutor em Biotecnologia, e a bióloga Maria do Carmo Souza, que é especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e doutora em Imunologia Básica e Aplicada.

O servidor Bruno da Silva Santos, lotado no setor da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, disse que sua participação no evento é uma importante ferramenta que a secretaria disponibiliza aos seus servidores para que suas funções sejam desempenhadas de forma mais significativa e qualitativa.

“Por meio dessas qualificações podemos compreender melhor a situação, visto que as infecções hospitalares estão entre as principais causas de morte dentro dos serviços de saúde. Além disso, esse movimento de conscientização e de discussão de novas práticas na prevenção dessas infecções contribui não só para mim como enfermeiro, mas também como servidor da saúde do município de Cuiabá, apto a traçar estratégias preventivas no controle de infecção para podermos conter a disseminação desses patógenos que possuem grande resistência microbiana”, disse o servidor que participa pela segunda vez dos eventos de capacitação que estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá a todos os servidores.

Ações como essas são realizadas continuadamente pela prefeitura de Cuiabá, a fim de capacitar seus servidores da saúde e promover uma saúde pública cada vez mais humanizada para a população cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]