23 de Junho de2024


Área Restrita

Política MT Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 12:41 - A | A

Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 12h:41 - A | A

Política MT

Mais de 120 estudantes da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participaram do Projeto Cuiabaninhos neste semestre

Prefeitura de Cuiabá - MT

Nesta terça-feira (21), 42 estudantes do 5º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause, localizada no Bairro Jardim Industriário II, visitaram o legislativo municipal, no Projeto Cuiabaninhos. Realizado pela Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi criado em 2019, com o objetivo de discutir temas ligados à cidadania.

Acompanhados da coordenadora pedagógica Waldirene Alcântara, das professoras Alice Dantas e Gracyana Magda e da cuidadora Thamires Ribeiro a visita guiada começou pelo Marco Geodésico da América do Sul, na Praça Moreira Cabral.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Por meio do projeto, os estudantes aprenderam mais sobre o parlamento cuiabano, as atribuições dos vereadores e como funcionam os três poderes constitucionais.

A coordenadora pedagógica Waldirene Alcântara disse que é importante para o desenvolvimento das crianças saírem da escola, terem uma aula em campo, onde elas possam vivenciar aquilo que é trabalhado em teoria na sala de aula: “Eles têm a oportunidade de ver de perto o plenário, a Casa de Leis, é algo novo para eles e que vai impactar a vida dessas crianças para sempre”, disse ela.

O assessor da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edmilson Marques de Moraes, disse que a iniciativa é importante na formação para a cidadania. “A iniciativa estimula os estudantes a se tornarem cidadãos responsáveis, críticos e protagonista", disse ele.

Na Câmara Municipal os estudantes visitaram a galeria de fotos, o plenário das deliberações, participaram de uma pequena sessão, conversaram com um parlamentar e depois seguiram para o Auditório Ana Maria do Couto, o Plenarinho, para uma palestra sobre o funcionamento do parlamento.

O estudante Kayck Rayer resumiu o sentimento de todos. “Foi muito legal. Eu nunca tinha visto. Todo mundo ficou feliz em saber como funciona”, disse ele.

Este ano participaram do projeto 126 estudantes dos 4º e 5º Anos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Senador Gastão de Matos Muller (Pedra 90) e Professora Esmeralda de Campos Fontes (Ribeirão da Ponte).

Em junho, no dia 6, os estudantes da EMEB Dr. Fábio Firmino Leite, localizada no bairro Dr. Fábio II, realizam a visita guiada. O Projeto Cuiabaninhos retoma os agendamentos no segundo semestre, após os recessos parlamentar e escolar.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]