19 de Junho de2024


Área Restrita

Nacional Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020, 09:48 - A | A

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020, 09h:48 - A | A

Nacional

Operação Ábdito da PF apura morte de indígenas em Roraima

A identificação de envolvidos na morte de dois indígenas em junho deste ano, na Terra Indígena Yanomami, por garimpeiros ilegais que atuariam na...

EBC Geral

A identificação de envolvidos na morte de dois indígenas em junho deste ano, na Terra Indígena Yanomami, por garimpeiros ilegais que atuariam na região é o objetivo da Operação Ábdito, da Polícia Federal, deflagrada nesta quinta-feira (29).

Na ação, policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista (RR), expedidos pela 1ª Vara Federal de Roraima. A apuração do caso começou imediatamente após terem ocorrido as mortes e diligências foram realizadas pela PF na região do conflito, dentro da Terra Indígena Yanomami.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

As investigações indicam que um grupo de indígenas estaria caçando, em região isolada, na mata, quando se depararam com garimpeiros armados, que os perseguiram e atiraram. Somente o corpo de uma das vítimas foi encontrado. No local foram encontrados indícios de atividade de pesquisa para o garimpo ilegal e de um acampamento utilizado pelos garimpeiros, bem como evidências das mortes, como cartuchos de espingardas deflagrados.

Em junho a Polícia Federal identificou um dos suspeitos do crime, atualmente foragido, e pediu sua prisão preventiva, os agentes também cumpriram mandados em endereços relacionados ao investigado. Os policiais constataram que o garimpeiro conta com o apoio de uma rede de familiares e amigos que estariam, ativamente, atrapalhando as investigações e teriam possibilitado a sua fuga. Além de buscar a qualificação dos demais garimpeiros, a operação também busca desarticular os "apoiadores" e investigar sua participação em crimes como associação criminosa e favorecimento pessoal.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Geral

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]