14 de Julho de2024


Área Restrita

Mato Grosso Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 21:51 - A | A

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 21h:51 - A | A

Mato Grosso

Governador inaugura 1º Colégio Estadual Integrado como novo modelo de escola pública

Governo MT - MT

O governador Mauro Mendes inaugurou, nesta quinta-feira (20.06), o Colégio Estadual Integrado Ilza Therezinha Picolli, na região do CPA, em Cuiabá. A solenidade, que marca o lançamento de um novo modelo de escola pública, contou com a participação da primeira-dama Virginia Mendes, autoridades, representantes da comunidade, além de servidores e estudantes.

A unidade recebeu investimento de R$ 17,2 milhões e tem capacidade para 1.700 estudantes no ensino fundamental II, Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Os estudantes, aliás, foram as grandes estrelas da inauguração. Para ouvir o governador, eles lotaram a quadra poliesportiva, que recebeu pintura no piso com maior resistência à abrasão e às intempéries, e que fica ao lado da piscina semiolímpica. Antes disso, seguiram atentamente a comitiva do Governo do Estado, que conheceu os laboratórios, o refeitório, a biblioteca, as amplas e climatizada salas de aula com Chromebooks e Smart TVs, os corredores com iluminação natural e túneis de vento que refrescam o ambiente e as áreas de convivência externa.

Aos estudantes, Mauro Mendes retribuiu a atenção e disse que o Estado vai continuar trabalhando para melhorar ainda mais a educação pública.

“Já estamos no mesmo nível de muitas escolas particulares e essa qualidade só vai aumentar. Temos uma rede com quase 650 escolas e estamos reformando mais da metade delas, além de construirmos novas escola modelo, como esta que entregamos a vocês”, disse, ao completar que tudo está sendo feito com qualidade e um toque de amor e carinho e respeito.

O governador também fez referências ao bem-estar no ambiente da escola. Falou sobre os amplos e modernos espaço e, sobretudo, do ar-condicionado no refeitório e até na cozinha. “Imagine vocês, às três horas da tarde, no auge de setembro ou outubro, 42 graus de calor. O que queremos com isso é mais qualidade de vida para vocês estudantes e servidores”, disse.

Uma novidade que será implantada no CEI, e de forma inédita na rede estadual, é o Programa SER Família + Educação, criado pela primeira-dama Virginia Mendes. A meta é fazer do CEI o ponto focal para interação entre a escola, a família e a comunidade. A intenção é contribuir com a promoção de um ambiente educacional mais colaborativo e enriquecedor, reforçando ações de inclusão, diversidade e responsabilidade social.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o SER Família + Educação também será implantado nas outras três unidades semelhantes que estão sendo construídas em Cuiabá, nos bairros Dr. Fábio e no Pedra 90; além de outra no Bairro Padre Aldacir, região do Capão Grande, em Várzea Grande.

“Todas as escolas seguem o mesmo projeto arquitetônico, com 24 salas e capacidade para 1.700 estudantes. Ter o SER Família + Educação ativo nestes colégios fará muita diferença”, afirmou.

Ele explicou, ainda, que serão construídos cinco colégios, que já se destacam como novo modelo que complementa o sistema educacional existente. “Estas construções levam, aproximadamente, 180 dias para serem concluídas, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a educação de qualidade”.

Ao todo, segundo Alan, as cinco unidades irão atender 7 mil estudantes de mais de 50 bairros de Cuiabá e Várzea Grande, com investimento de R$ 84,2 milhões.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, afirmou que o Governo do Estado tem elevado a qualidade da educação em Mato Grosso.

“O que a Secretaria de Educação está fazendo é colocar a educação em outros patamares e estamos validando tudo isso enquanto parlamentares. É bom ver a Seduc premiando escolas, professor e estudantes que estão dando bons resultados. É a prova de o ensino e a aprendizagem vai bem. Vendo uma qualidade física de escola como essa que está sendo inaugurada, tenho a certeza de o patamar da nossa educação vai crescer ainda mais”.

A moradora do bairro, Patrícia Martis, agradeceu o Governo do Estado pela nova escola, na qual ela a nominou como um presente ao filho Lucas Martis, 12 anos, do 7° ano. “Precisamos de mais escolas assim para dar uma estabilidade melhor para os estudantes. Hoje em dia eles só ficam no celular e precisamos dessa estrutura para as crianças se integrarem mais. Sempre digo ao meu filho que estude, pois, isso ninguém vai tirar isso dele”.

A diretora do CEI, Tânia Cristina Campello, disse ao governador que a melhora na educação está acontecendo porque está sendo oferecida uma infraestrutura completa. “Aqui o aprendizado vai acontecer de forma segura, efetiva e com a inclusão de todos os estudantes. É uma escola dos sonhos, moderna e com todos os elementos ´para se tornar, de fato, a nossa segunda casa”, garantiu.

Na opinião da professora de História Rita de Cassia, com a nova estrutura e atividades atrativas que estão sendo propostas, as crianças terão mais interesse em estarem na escola, diminuindo as chances de evasão. “Aqui temos novos caminhos, acesso às tecnologias como Smart TVs e muitos Chromebooks para os estudantes. Se a escola é formadora de cidadãos, daqui sairão vários profissionais. Uma boa escola como esta é o começo de tudo”.

Morando há apenas 9 meses em Cuiabá, o baiano Róquelis Ferreira, pai do estudante Reginaldo Gonçalo, 14 anos, do 9º ano, disse que ficou surpreendido ao ver a estrutura do Colégio Ilza Therezinha Picolli, com todo o suporte necessário para atender os estudantes de forma diferenciada.

“Sinto segurança em deixar meu filho. Sei que o estudo é de qualidade e no kit uniforme que recebemos nunca tinha visto tanta coisa. É tudo muito bonito e bem feito”.

A solenidade também contou com as presenças da senadora Margareth Buzzetti, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Allan Kardec (Ciência, Tecnologia e Inovação), Laice Souza (Comunicação), coronel César Roveri (Segurança Pública), coronel Grasi Bugalho (Assistência Social e Cidadania), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), o suplente de senador Mauro Carvalho, a deputada federal Gisela Simona, os deputados estaduais Eduardo Botelho, Beto 2 a 1, Diego Guimarães e Valmir Moretto, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flavio Gledson Bezerra.

Fonte: Governo MT - MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]