26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 19 de Agosto de 2020, 06:30 - A | A

Quarta-feira, 19 de Agosto de 2020, 06h:30 - A | A

INVESTIMENTO

Rumo Logística anuncia expansão da Ferronorte passando por Campo Verde

A construção da ferrovia e de novos ramais depende da autorização da Assembleia Legislativa

Da Redação/Com Informações Gazeta Digital

No início da semana, diretores da Rumo Logística anunciaram, durante reunião com o governador Mauro Mendes e também em encontro com deputados estaduais e com a bancada mato-grossense no Congresso Nacional, que pretende expandir os trilhos da Ferronorte à partir de Rondonópolis.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

De acordo com a Rumo, o projeto prevê a implantação dos trilhos passando por Campo Verde, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A Ferronorte é um dos mais importantes corredores de exportação da produção agrícolas do estado e liga Rondonópolis ao porto de Santos, no litoral paulista.

Conforme notícia divulgada por vários sites, a construção da ferrovia e de novos ramais depende da autorização da Assembleia Legislativa, com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional e Projeto de Lei Complementar para criar e implementar o Plano Viário Estadual.

“A diretoria da Rumo pediu o apoio para a concretização dessa ferrovia e o Governo fará todo o possível para que isso ocorra, como o governador Mauro Mendes enfatizou na reunião”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Caso o projeto avance, Campo Verde se tornará um importante entroncamento rodoferroviário, com a pavimentação da MT-140 que liga a cidade à regiões produtoras do médio-norte mato-grossense e a implantação de um terminal de embarque da Ferronorte.

As obras, depois de concluídas, serão importantes fatores para o desenvolvimento econômico do município, gerando emprego e renda e diminuindo os custos com o transporte da safra agrícola e o recebimento de insumos.

De acordo com a Rumo Logística, a ampliação da Ferronorte é um compromisso da empresa firmado depois da aprovação da prorrogação antecipada da concessão da malha ferroviária paulista pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A viabilidade econômica do empreendimento já foi aprovada e aguarda aprovação do Projeto Ambiental pelo Ibama e do projeto técnico pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. A empresa informou que tem à disposição R$ 7 bilhões para a investir na expansão da ferrovia e na construção de terminais de carga em Mato Grosso, que já estão com as áreas compradas.

“Existem três frentes de trabalho e uma delas é a de engenharia. O projeto de engenharia está sendo desenvolvido há mais de um ano”, informou João Alberto Abreu, diretor-executivo da Rumo Logística.

Abreu informou que é preciso seguir com todos os trâmites ambientais e licenças para que as obras possam sair do papel. “Esse trabalho também foi iniciado há mais de um ano e hoje dividimos com o governador Mauro Mendes e com a bancada federal sobra as alternativas regulatórias para encontrarmos a melhor forma de viabilizar isso do ponto de vista regulatório junto ao Ministério da Infraestrutura”, disse o diretor.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]