Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

03 de Novembro de2025


Área Restrita

AMM Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025, 10:32 - A | A

Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025, 10h:32 - A | A

Benefícios

Municípios de MT devem ampliar atendimento na saúde para garantir recursos do Bolsa Família

Municípios de MT devem ampliar atendimento na saúde para garantir recursos do Bolsa Família

Administração

 

 

 

Crédito: Divulgação AMM

Foto

O cumprimento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família é fundamental para que os municípios assegurem o repasse dos recursos federais destinados à gestão do programa. Em Mato Grosso, 478.496 beneficiários devem ser monitorados pelas equipes municipais, com a meta de alcançar mais de 80% de cobertura, retomando o índice registrado em 2019. O período de acompanhamento do segundo semestre de 2025 segue até 31 de dezembro. O objetivo é promover a saúde preventiva e o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade.

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/MT), está mobilizando e alertando os municípios sobre a importância de fazer o acompanhamento adequado das famílias e assegurar o repasse dos recursos. 

As principais condicionalidades avaliadas pelo programa são: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de 7 anos, atualização do cartão de vacinação de crianças até 7 anos e acompanhamento pré-natal das gestantes.

Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), 17 municípios do estado estão com cobertura abaixo dos 40%, considerado o percentual mínimo necessário para o recebimento dos recursos federais. 

O monitoramento tem papel estratégico na melhoria da nutrição, do crescimento, do desenvolvimento e da cobertura vacinal das crianças, incluindo aquelas pertencentes a famílias indígenas e quilombolas. Gestantes também devem realizar todas as consultas de pré-natal, garantindo uma gestação saudável e segura.

Além de proteger a saúde das famílias, o aumento da cobertura das condicionalidades impacta diretamente no repasse financeiro federal, fortalecendo a gestão municipal do Bolsa Família.
 

 

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: [email protected]
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]