Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,65 | EURO R$ 6,41

02 de Maio de2025


Área Restrita

Últimas Notícias Quinta-feira, 13 de Março de 2025, 13:23 - A | A

Quinta-feira, 13 de Março de 2025, 13h:23 - A | A

Fenômeno astronômico

Lua de Sangue: olhe para o céu, pois à noite haverá eclipse lunar total!

Evento astronômico será visível em todo o Brasil durante a próxima madrugada; outro eclipse como este ocorrerá apenas em 2029

  • Thiago Dantas
  • Esta noite os brasileiros terão a oportunidade de apreciar um eclipse lunar total. O fenômeno começa precisamente à 00h 57min 24s, quando o movimento natural da Terra passa entre o Sol e a Lua.

    Em um determinado momento, a sombra do nosso planeta escurece completamente a Lua, deixando o satélite natural com um tom avermelhado; o evento também é conhecido como Lua de Sangue.

    “Além da beleza natural, que é aquele aspecto avermelhado no ápice do eclipse, este evento é especial porque o próximo eclipse lunar total que poderá ser visível em todo o Brasil, só vai ocorrer em junho de 2029! Então, vale a pena fazer um esforço, dá uma acordadinha na madrugada da sexta-feira para apreciar esta lua cheia avermelhada”, disse Marcos Calil, professor do Urânia planetário, ao Climatempo.

    Confira onde será possível observar o eclipse

    A Climatempo preparou um mapa de visibilidade do eclipse, de acordo com a quantidade de nuvens esperada durante a madrugada desta sexta-feira. A previsão é de que, na maioria das áreas do país (verde e laranja), as nuvens não atrapalhem muito a visualização. Nas áreas em cinza, onde está praticamente toda a Região Norte do Brasil, a porção norte do Nordeste, o leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a chance de apreciar o eclipse é muito baixa porque a previsão é de grande quantidade de nuvens e alto risco de chuva para a madrugada desta sexta-feira.

    • Fases da lua

    As fases do eclipse lunar total é um evento astronômico que tem várias fases, antes do momento máximo que é quando a Lua fica completamente imersa na sombra do planeta Terra. 

    De acordo com o professor Calil, pouco depois das 2 horas da madrugada, a Lua começa a entrar na umbra, uma espécie de sombra mais escura provocada pela Terra e é nesse momento que o espetáculo poderá ser apreciado em qualquer lugar do Brasil, a olho nu e mesmo nas grandes cidades.

    A Lua ficará com um aspecto “cortado”, com um pequeno pedaço bem escurecido. Esta fase é chamada de eclipse lunar parcial.

    Com o passar do tempo, a Lua vai entrando cada vez mais na sombra escura da Terra ( umbra) e a mancha escurecida vai aumentando cada vez mais. E aí começa aparecer aquele tom avermelhado do disco lunar, típico do eclipse lunar total.

    Eclipse lunar total

    Às 03h 25min a Lua estará completamente imersa na sombra da Terra e exatamente às 03h 59min 56s, haverá o ponto máximo do eclipse lunar.

    “Vale ressaltar que neste momento máximo do eclipse, a Lua não desaparece no céu. O que muda é a cor do disco lunar. A Lua fica com um tom avermelhado. Mas a intensidade desse avermelhado depende de diversos fatores”, explica o professor.

    Depois do ponto máximo do eclipse, conforme o movimento natural da Terra e da Lua, começa a ocorrer o caminho inverso. O término será às 07h 00 e poderá ser visto apenas nos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, no oeste do Mato Grosso, no extremo oeste do Pará e de Mato Grosso do Sul.

     

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]