Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,48 | EURO R$ 6,37

21 de Agosto de2025


Área Restrita

Política Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, 15:14 - A | A

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, 15h:14 - A | A

"Tweet vaselina"

Mensagens enviadas a Bolsonaro mostram temor de Eduardo de que Trump 'vire as costas

Ex-presidente e deputado foram indiciados pela PF terça-feira, 20

Redação Terra

Foto-Folha UOL

O relatório final da Polícia Federal (PF) aponta que mensagens trocadas entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) demonstravam temor em relação a uma possível recuada do apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Nas conversas obtidas pela investigação, que indiciou ambos nesta quarta-feira, 20, por coação a autoridades no curso da ação penal da tentativa do golpe de Estado, Eduardo afirma que o pai deve fazer um gesto público a Trump para que o presidente não lhe 'vire as costas'.

"Opinião pública vai entender e você tem tempo para reverter se for o caso. Você não vai ter tempo de reverter se o cara daqui virar as costas para você. Aqui é tudo muito melindroso qualquer coisinha afeta. Na situação de hoje, você nem precisa se preocupar com cadeia, você não será preso. Mas tenho receio que por aqui as coisas mudem. Mesmo dentro da Casa Branca tem gente falando para o 01: 'ok, Brasil já foi. Vamos para a próxima'", diz um trecho do diálogo. 
Na troca de mensagens, que ocorreu no dia 10 de julho, Eduardo também critica o pai por não ter publicado um "tweet vaselina", ou seja, um gesto de agradecimento a Trump. "Uma guerra de cada vez. O cara mais poderoso do mundo está ao seu favor. Fizemos a nossa parte. Se o maior beneficiado não consegue fazer um tweet vaselina, aí realmente ferrou. Você tem sido o meu maior empecilho para poder te ajudar", afirma o deputado. 

De acordo com a PF, o contexto do diálogo mostra um "alinhamento prévio entre os investigados quanto ao ajuste de narrativas que seriam encaminhadas a opinião pública, com o desenrolar da repercussão gerada pelo anúncio da imposição de tarifas". 

As mensagens entre Bolsonaro e Eduardo foram recuperadas do celular do ex-presidente no âmbito da Petição 14.129/DF, conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 
"Verifica-se que os investigados não só tinham ciência prévia das ações que estavam por vir, como atuaram de forma coordenada, em unidade de desígnios, para concretização de sanções por governo estrangeiro contra o Estado Brasileiro", aponta o relatório final da PF.

O indiciamento demonstra que a Polícia Federal enxergou elementos suficientes de que o ex-presidente e o deputado tiveram a intenção de atrapalhar o processo que investiga a tentativa de golpe de Estado, da qual Bolsonaro é réu. 

Fonte: Redação Terra

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]