Com a saída do ex-governador Carlos Bezerra da presidência estadual do MDB em Mato Grosso, a deputada estadual Janaina Riva, dada como candidata certa ao senado, poderá assumir a sigla no estado. Essa é a primeira conjectura, mas a verdade é que ela pode direcionar a incumbência ao ex-prefeito de Primavera e atual presidente da AMM, Leonardo Bortolin.
A troca do comando deverá acontecer no mês de agosto, quando o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi já confirmou a vinda a Mato Grosso.
Recentemente em entrevista ao GD, o próprio Leonardo Bortolin defendeu o nome de sua 'madrinha', Janaina, para assumir a agremiação partidária.
Ele considera que a troca de comando, independentemente de quem assumirá, vai possibilitar uma oxigenação e que "o grande projeto do partido é a candidatura de senadora da Janaína e acredito muito que o MDB ele vai passar por uma oxigenação, inclusive de nomes que estão sendo conversados para vir fazer parte tanto da chapa de estadual, quanto da chapa de federal".
Segundo o ex-prefeito primaverense, o caminho para 2026 é que o MDB construa uma federação junto do Republicanos, com quem possui excelente relação a nível estadual e nacional.
A conversa está bem avançada e logo deve ser concretizada.