Com os trilhos passando a pouco mais de 25km da região central de Primavera do Leste, a 1ª Ferrovia Estadual terá 743 quilômetros de trilhos, que se dividirão em dois ramais: um interligando os municípios de Rondonópolis a Cuiabá e o outro, Rondonópolis (Dom Aquino, BR 070, Campo Verde, seguindo a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde).
O modal passará por 16 municípios do Estado, fazendo conexão com a malha ferroviária nacional e o Porto de Santos, em São Paulo.
A ponte ferroviária do Rio Vermelho, entregue nesta segunda-feira, tem 460 metros de extensão e 12 vãos, o que faz dela a maior ponte da ferrovia estadual em Mato Grosso. No total, a ferrovia prevê a construção de 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores e dois túneis.
Segundo o presidente da empresa, Pedro Palma, a primeira etapa da ferrovia, que liga Rondonópolis a Dom Aquino, com 162 quilômetros de trilhos, deve estar pronta para o funcionamento já em 2026. Um terminal deve ser instalado no segundo município para atender os produtores da região.
"Esses primeiros 162 quilômetros vão trazer uma capacidade adicional de transporte de mais de 10 milhões de toneladas por ano. Hoje, nós já levamos de Mato Grosso para o Porto de Santos quase 25 milhões de toneladas de produtos agrícolas. O novo terminal vai atender toda a região de Campo Verde, Primavera do Leste e região. É uma demonstração concreta de que a ferrovia não é só promessa, mas ações efetivas", explicou.