Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

05 de Janeiro de2026


Área Restrita

Política Domingo, 04 de Janeiro de 2026, 11:27 - A | A

Domingo, 04 de Janeiro de 2026, 11h:27 - A | A

RETROSPECTIVA 2025

Cuiabá ganhou parque, requalificação de viaduto e viu obras do BRT avançarem

O volume de intervenções afetou o trânsito da capital de Mato Grosso, exigindo a reorganização às principais vias de acesso e determinação de home office aos servidores para reduzir o número de carros nas ruas

Conteúdo Hipernotícias
Da Redação

Em 2025, Cuiabá foi transformada em um canteiro de obras. Foi difícil circular por um trecho sem se deparar com um desvio no trânsito. Mas todo o transtorno nos horários de pico começa a ser compensado com os avanços na infraestrutura. O mais significativo é acompanhar a evolução das obras do Ônibus de Trânsito de Rápido (BRT) que cortam a Avenida do CPA. 

Além das intervenções para a conclusão do modal também houve a entrega da alça de acesso do viaduto da Avenida Miguel Sutil à Avenida do CPA, uma rota alternativa para os motoristas escaparem do trânsito. O novo Mercado Municipal da Miguel Sutil, no Centro, é outra estrutura que começa a ganhar forma. O prédio é construído pela CS Mobi como parte das melogorias acordadas em contrato para a concessionária operar o estacionamento rotativo. 

A abertura dos portões do Parque Urbano Novo Mato Grosso com a realização da Stock Car e show de Gusttavo Lima, Alok e Natanzinho que arrastaram multiões para o espaço considerado o maior da América Latina para a realização de grandes eventos. 

ÔNIBUS DE TRÂNSITO RÁPIDO

As obras do BRT avançam em diversas frentes: incluindo drenagem, terraplanagem e asfaltamento para corredores exclusivos de ônibus, com serviços distribuídos por trechos como a Avenida do CPA e nas proximidades da Praça Ipiranga e Shopping Popular, na região conhecida como 'Prainha'. 

Reprodução/Sinfra-MT

Corredor Verde Avenida do CPA

 Corredor verde na Avenida do CPA.

O projeto do modal prevê a implantação de um corredor verde de cerca de seis quilômetros ao longo da Avenida do CPA, com ciclovia, pista de caminhada e espaços de convivência, integrando transporte e áreas de lazer para a população. 

LEIA MAIS: Avenida do CPA terá corredor verde de 6 km com implantação do BRT

Para minimizar os impactos no tráfego durante as obras, a Prefeitura de Cuiabá liberou uma nova alça de retorno na Avenida do CPA, facilitando a conversão de veículos e melhorando a circulação na via. 

Mas as obras também trouxeram transtornos aos cuiabanos, principalmente, aos comerciantes que travaram debates ácidos na Câmara de Cuiabá para obter apoio da Prefeitura devido à queda dos lucros. O trânsito é outra lembrança negativa que os motoristas da Capital querem deixar em 2025. Para minimizar as dificuldades, foi aprovado o home office para servidores municipais, reduzindo o volume de carros nos horários de pico. 

VIADUTO DA MIGUEL SUTIL

A Avenida Miguel Sutil, via de ligação estratégica na Capital, também tem recebido intervenções estruturais com a readequação do viadutos que passa pela Avenida do CPA. As obras projetadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) têm como meta a redução de congestionamentos, beneficiando os motoristas e usuários do transporte público.

Na primeira semana de dezembro, a alça de acesso do ao lado do McDonald’s foi liberada pela Prefeitura de Cuiabá, oferecendo uma alternativa aos motoristas que precisavam realizar o retorno mais adiante, nas proximidades da empresa Kadri ou do viaduto da Secretaria da Fazenda (Sefaz-MT), conhecido como 'Hot Wheels'.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, a liberação busca melhorar a fluidez do trânsito e reduzir os impactos das obras em andamento para implantação do sistema BRT à Avenida do CPA. 

Reprodução/Secom Cuiabá

Avenida do CPA

Vista panorâmica da Avenida do CPA, principal via de acesso de Cuiabá.

PARQUE NOVO MATO GROSSO

O Parque Novo Mato Grosso se consolida como um dos principais polos de grandes eventos do país. O espaço destinado a shows foi projetado para receber atrações nacionais e internacionais, com capacidade para até 100 mil pessoas e área total de 45 mil metros quadrados. A estrutura inclui quatro banheiros, cada um com capacidade para atender até 60 pessoas simultaneamente, dois bares, backstage, bilheteria, praça de alimentação e um palco de 602,4 m², dentro dos padrões exigidos para espetáculos de grande porte.

Mayke Toscano/Secom

MAURO MENDES BANDEIRA QUADRICULADA STOCK CAR.jpg

 O governador Mauro Mendes na linha de chegada da Stock Car. 

Durante os eventos realizados no local, a segurança conta com um reforço expressivo. Mais de 700 profissionais da segurança pública atuam por dia, além da presença da unidade móvel do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que realiza o monitoramento do parque por meio de câmeras com reconhecimento facial, integradas ao programa Vigia Mais MT.

Após a realização de uma edição da Stock Car, há cerca de duas semanas no parque, uma nova etapa da categoria já está prevista para 2026, além da NASCAR Brasil e da Copa Truck, ambas confirmadas para 2 de agosto de 2026.segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil) - ASSISTA DETALHES NO MINUTO HNT

O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que representantes da Mercury Concerts, empresa responsável pelo show do Guns N’ Roses em Cuiabá, visitaram o Parque Novo Mato Grosso e demonstraram interesse em promover um grande show internacional no local em 2026. Conforme o governador, a empresa já negocia com um artista de renome, cujo nome ainda não foi divulgado.

LEIA MAIS: Governador revela interesse da Mercury em realizar show no Parque Novo MT: "ficaram encantados"

Com três milhões de metros quadrados, o Parque Novo Mato Grosso promete ser o maior centro multieventos da América Latina. Entre as estruturas previstas estão uma arena de shows para 100 mil pessoas, autódromo internacional com potencial para receber grandes competições do automobilismo, roda-gigante de 108 metros, o maior toboágua do país, pistas de kart, skate e bicicross, além da chamada "Vila das Nações", com réplicas de monumentos de países como Japão, Portugal e Itália, e espaços culturais e centro de convenções.

O projeto é conduzido pela MT Par e será viabilizado por meio de uma parceria público-privada (PPP), com investimento inicial de R$ 900 milhões por parte do governo. A previsão é que o parque esteja totalmente concluído até 2026.  

ASSISTA AO MINUTO HNT

 

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]