Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, garante que denúncias relacionadas à atuação do crime organizado e das facções criminosas no período eleitoral serão devidamente apuradas e para isso deve contar com apoio do vice-presidente corregedor Marcos Machado na questão.
“Qualquer denúncia que recebermos, vamos trabalhar com o Ministério Público, que é o autor da ação e a gente vai tomar todas as atitudes necessárias para proibir ou coibir esse tipo de abuso ou de distorção”, declarou.
Conforme pontuado pela presidente durante coletiva à imprensa nesta quarta-feira (21), Machado tem vasta experiência em atuação sobre o tema e vai contribuir com a questão. Além disso, é esperado também uma atuação conjunta com o Ministério Público.
Serly ressaltou que o desembargador tem atuado em processos relacionados ao crime organizado em Mato Grosso e que sua origem no Ministério Público, por meio da vaga do Quinto Constitucional, o vincula a esse tipo de atuação.
“Ele é a pessoa mais autorizada a estar nesse lugar. Eu tenho certeza que vai ser um case de sucesso. Nós vamos poder trabalhar isso com tranquilidade, porque essa experiência ele tem e ninguém tira dele. Nós temos um Ministério Público Federal excepcional. Os promotores da Justiça Federal são muito preparados. A gente tem essa parceria também desde a gestão anterior e vamos continuar”, assegurou.
Ainda na semana passada, durante a posse da nova direção do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o desembargador Marcos Machado declarou que “as ações criminosas de facções estão batendo à porta da política e dos mandatos eletivos”. O tema tem sido um alerta preocupante nos últimos pleitos por explicitar o empenho das facções criminosas para eleger candidatos e expandir seu braços para dentro dos Poderes.