A Polícia Civil do RJ iniciou nesta quarta-feira (17) mais uma fase da Operação Contenção, uma iniciativa permanente para conter a expansão do Comando Vermelho (CV) na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Até a última atualização desta reportagem, 21 mandados de prisão foram cumpridos — 6 dos alvos já estavam encarcerados. Um menor foi apreendido.
Desta vez, agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital e da 34ª DP (Bangu), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), foram para o Catiri e para a Vila Kennedy.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Segundo as investigações, Edgar Alves de Andrade, o Doca, e Carlos Costa Neves, o Gadernal — integrantes da alta cúpula do CV — vêm coordenando a atuação de células armadas, com o propósito de aumentar a influência territorial da organização criminosa.
Essa expansão abrange o Catiri e áreas estratégicas de Campo Grande, tendo a Vila Kennedy como ponto de apoio logístico e operacional. A partir dessa base, foram deflagradas sucessivas ofensivas violentas, que culminaram em mortes e graves violações à ordem pública na região.
As investigações apontaram que os criminosos impõem toques de recolher, expulsam moradores de suas residências e instalam barricadas, a fim de dificultar a entrada das forças policiais.
Em todas as etapas da Operação Contenção, pelo menos 50 suspeitos foram presos, e 7, mortos em confronto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/6/n/UWYXsETU6RJghrU9PBAw/17contencao1.jpg)
Drogas e munição apreendidas na Operação Contenção — Foto: Reprodução/PCERJ
Impactos
A Secretaria Municipal de Educação informa que, na Vila Kennedy, 16 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso. No Catiri, 8 escolas foram impactadas.
A Secretaria Municipal de Saúde avisou que 2 unidades interromperam o funcionamento para a segurança de profissionais e usuários. Em outras 4, as atividades externas foram suspensas.