A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28), a Operação Barões do Filão, para desarticular uma organização criminosa ligada ao garimpo ilegal, lavagem de dinheiro e exploração de trabalhadores em condição análoga à escravidão.
As ações incluem o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em residências de investigados em Sinop (MT), Itaituba (PA), Novo Progresso (PA), Porto Velho (RO) e Regeneração (PI). Também foi determinado o sequestro de bens e bloqueio de ativos que somam R$ 74,1 milhões, valor estimado do dano ambiental causado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
As investigações começaram após uma fiscalização no local conhecido como “Filão dos Abacaxis”, no Amazonas, onde cerca de 50 trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão. O garimpo é considerado um dos mais rentáveis da América Latina.
Segundo a PF, a área possuía um administrador que arrendava “poços” de mineração a terceiros. Esses arrendatários contratavam trabalhadores para a extração ilegal, utilizando cianeto e provocando severos impactos ambientais.
A operação é um desdobramento da Mineração Obscura, deflagrada anteriormente.