A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) realizou nesta quinta-feira (7.8), a cerimônia de lançamento da Operação Integrada Shamar 2025, no Parque das Águas, em Cuiabá.
O evento marcou o "Dia D" da mobilização nacional de combate a violência contra mulher e contou com participação da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
O secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Fernando Augustinho, explicou o objetivo da Operação Shamar.
"A Operação tem como principal missão atuar de forma conjunta e integrada com todas as forças de segurança pública no enfrentamento à violência contra a mulher. Mais do que ações ostensivas e operacionais, ela foca também na prevenção, por meio de orientações e palestras que buscam conscientizar e encorajar as mulheres a romperem o ciclo de violência. Sabemos que, na maioria dos casos de feminicídio, infelizmente, não há registro prévio de boletim de ocorrência nem a existência de medida protetiva. Isso evidencia a urgência de fortalecer o diálogo e o acolhimento, para que essas vítimas sintam-se seguras e amparadas ao denunciar. O Governo do Estado de Mato Grosso tem investido fortemente em políticas públicas voltadas ao combate da violência contra as mulheres, para que tenham a coragem de buscar ajuda e levar essas informações aos órgãos de segurança pública. Só assim poderemos, de fato, quebrar o ciclo da violência e salvar vidas".