Câmeras corporais de agentes federais registraram ao menos um confronto entre as autoridades e os garimpeiros na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá).
Nas imagens, os agentes aparecem embrenhados na mata com armas de grosso calibre. Também é possível ouvir barulhos de tiros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
Em seguida, os policiais vão até o acampamento em que os garimpeiros estavam escondidos. Lá, entraram um longo túnel com combustível e materiais explosivos.
Os conflitos se intensificaram na região desde que parte da exploração do garimpo foi absorvida pela facção criminosa Comando Vermelho.
Na última quinta-feira (25), cinco garimpeiros atacaram agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Por isso, a Polícia Federal precisou mandar reforços. Na troca de tiros, dois garimpeiros foram baleados. Nenhum agente ficou ferido.
NOVO MÉXICO
Por causa da violência, o delegado João Paulo Berté descreveu a devastação da região como similar à República do México. A ‘mexicanização’ do crime organizado diz respeito à escalada da violência, como aumento do número de homicídios, tráfico de drogas e chacinas na cidade similar ao que acontece no país da América do Norte.
LEIA MAIS: Dois garimpeiros são baleados durante segundo confronto consecutivo no Sararé
VEJA VÍDEO