Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

15 de Janeiro de2026


Área Restrita

Notícias do Agro Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, 10:44 - A | A

Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, 10h:44 - A | A

Mercado externo mais competitivo

Mercado de arroz segue travado

Negociações são pontuais e produtores aguardam impacto de políticas públicas

Administração

 

 
Agrolink - Aline Merladete
 
Foto: Pixabay

O mercado de arroz em casca no Rio Grande do Sul iniciou o ano com pouca movimentação, refletindo um cenário de negociações pontuais e preços instáveis entre as diferentes microrregiões. De acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a comercialização segue travada, com muitos produtores à espera de novas medidas do governo federal. 

A maior parte dos vendedores mantém postura cautelosa, apostando que eventuais leilões promovidos pelo governo possam estimular a demanda e melhorar as cotações internas. Apenas uma parcela dos produtores esteve ativa na semana, com foco em atender contratos já firmados nos leilões de incentivo ao escoamento realizados ainda em dezembro, como o PEP e o Pepro.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Enquanto isso, os embarques internacionais continuam como alternativa mais lucrativa para parte dos agentes. Os preços oferecidos no mercado externo seguem mais competitivos que os do mercado interno, incentivando exportadores a fechar novos negócios. 

Do lado da demanda, o comportamento dos compradores tem sido variável. Alguns agentes aceitaram pagar preços um pouco maiores para recompor estoques diante da oferta limitada. Outros preferiram aguardar, adotando uma postura mais conservadora até que o mercado apresente sinalizações mais claras.

Ainda segundo o Cepea, em determinadas praças, compradores chegaram a reduzir os valores ofertados, alegando dificuldades em repassar os custos do arroz beneficiado, cujos preços seguem pressionados. Essa dificuldade no escoamento do produto industrializado tem impactado negativamente a cadeia.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]