O procurador regional eleitoral Pedro Melo Pouchain Ribeiro entrou com uma representação contra a deputada estadual reeleita Janaina Riva (MDB) por irregularidades na prestação das contas eleitorais de 2018.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp
A representação foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que pode ou não acatá-la. Se acatar, a deputada pode ser punida, inclusive com a cassação do diploma.
Para embasar a representação, o procurador pede entre outras coisas, a quebra do sigilo bancário de todas as contas depósitos, contas de poupança, contas de investimento e outros bens, direitos e valores mantidos em instituições financeiras de Janaina e outras 18 pessoas e duas empresas envolvidas nas irregularidades da campanha.
Conforme Ribeiro, o parecer técnico conclusivo da Justiça Eleitoral (Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral – CCIA/TRE/MT), encontrou indicativos de omissão de despesas na contratação de prestadores de serviços, que aparentemente configuram a prática de “caixa 2”.