Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,43 | EURO R$ 6,33

27 de Agosto de2025


Área Restrita

Governo MT Terça-feira, 19 de Agosto de 2025, 16:13 - A | A

Terça-feira, 19 de Agosto de 2025, 16h:13 - A | A

Olimpíada de Matemática

“Acredito muito na minha escola e é nela que estou aprendendo a ser uma pessoa melhor”, diz estudante que conquistou duas medalhas de ouro

Heitor Teixeira foi um dos estudantes da EE José de Mesquita que conquistaram 95 medalhas em três Olímpiadas de Matemática

 

Claryssa Amorim | Seduc-MT

Assessoria-Seduc

Mais de 90 medalhas da Olímpiadas de Matemática foram entregues oficialmente para estudantes da Escola Estadual José de Mesquita, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (19.8), pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

Estudantes da unidade participaram da Olímpiadas Mandacaru de Matemática 2025, da Olímpiada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2025 e Olímpiada Brasileira de Matemática Financeira.

O estudante Heitor Teixeira, de 11 anos, do 6º ano, disse que acredita na escola pública para ser o que quiser quando crescer e agradeceu ao secretário de Educação pela oportunidade que tem proporcionado aos estudantes.

“Estou orgulhoso porque consegui duas medalhas de ouro. Acredito muito na minha escola e é nela que estou aprendendo a ser uma pessoa melhor. Lá é tudo de bom. Temos apoio, materiais didáticos e professores excelentes”, disse o estudante.

A Olímpiada Mandacaru de Matemática foi realizada em julho, onde a escola conquistou 76 medalhas, sendo seis ouros, 28 pratas e 30 bronzes, além de 12 menções honrosas. A prova foi aplicada em formato online para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. 

Já o resultado da Olímpiada Internacional de Matemática sem Fronteira foi divulgado no dia 5 de agosto. Os principais objetivos são aproximar países estrangeiros através do estudo e promover o interesse pela matemática, além do uso de outros idiomas na solução de problemas matemáticos. 

O professor de matemática da escola, Maylson Madigue Guimarães, destacou que, com as medalhas conquistadas, os estudantes ganham grandes oportunidades à vida. 

“Essas medalhas mostram que os alunos da rede pública também podem vencer desafios e, mais ainda, mostra que o estado de Mato Grosso vem crescendo na educação. Eu, como filho de escola pública e preto, consegui chegar onde almejava e é isso que quero para os meus alunos”, completou. 

O secretário concluiu falando sobre o orgulho que os estudantes deram para Mato Grosso em conquistar 10 medalhas em disputa internacional. Para ele, o apoio dos professores foi fundamental, além do esforço individual de cada estudante.

“Como o Heitor disse, é puro orgulho. Fiz questão de entregar pessoalmente essas medalhas para vocês entendam sobre a importância de se esforçarem e se dedicarem aos estudos. Até 2026 estaremos entre as cinco educações públicas mais bem avaliadas no país, porque vocês estão recebendo a educação que merecem”, finalizou Alan Porto.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]