Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,60 | EURO R$ 6,57

10 de Julho de2025


Área Restrita

Governo MT Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 15:15 - A | A

Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 15h:15 - A | A

473 trabalhos apresentados

4ª Mostra Estadual de Escolas Técnicas da Seciteci tem participação recorde

Edição foi marcada por diversidade entre os temas e participação de todas as 17 Escolas Técnicas Estaduais

 

Gabriel Vieira | Seciteci-MT

Foto por: Ascom Seciteci

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

 

A 4ª edição da Mostra Estadual de Escolas Técnicas (MEET) teve participação de todas as 17 Escolas Técnicas Estaduais, com um total de 473 trabalhos, números que apontam uma uma participação recorde. O evento, iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), foi realizado entre 26 de junho e 4 de julho.  

O total de trabalhos apresentados é cerca de 165,7% maior que o registrado em 2024, quando houve 178 inscrições.

A diversidade temática também marcou a edição deste ano, com 262 trabalhos na área de Ciências Ambientais e Agrárias, 158 de Saúde e Bem-estar, e 60 de Engenharia e Design, sendo 265 projetos de ensino, 117 projetos científicos e 98 projetos de extensão.

O evento envolveu 1.850 alunos, sob a orientação de 120 professores, além de 119 servidores que garantiram a organização das comissões Central, Locais e no Comitê Científico.

Segundo a presidente da comissão organizadora da MEET, Elinez Rocha, o trabalho dos gestores, professores e servidores teve um papel decisivo na geração de engajamento da comunidade local.

“Os números recordes de alunos e servidores participantes refletem uma confiança e credibilidade institucional consolidada pela Seciteci”, afirma.

A coordenadora também chamou a atenção para a forte participação dos pais dos alunos. “Um grande destaque foi a presença de vários pais. Esse acompanhamento proporcionado pelas Mostras Científicas deixa os parentes e a comunidade mais próximos da evolução dos alunos e certamente fortalece as relações familiares”,  ressalta Elinez.

Parte do processo de avaliação demandava que os trabalhos fossem postados em uma rede social e a ampla visibilidade do evento também foi refletida no engajamento virtual. Os vídeos publicados alcançaram aproximadamente 230 mil visualizações, demonstrando interesse da comunidade escolar e da sociedade na produção técnico-científica da ETEC.

As equipes que participaram da MEET agora concorrem a uma premiação dividida em dois segmentos: aluno e professor orientador. Serão premiados 1ª, 2º e 3º colocações de cada categoria.

No segmento aluno, a premiação consiste em: um smartphone (1º lugar), um tablet (2º lugar) e um Smart Speaker Amazon Echo Dot (3º lugar). Para os professores orientadores, a premiação será: Kit Professor Tech, composto por um tablet, uma mochila; um projetor 4K HD (150 polegadas) e um controle apresentador de slides (1º lugar); um Smartphone (2º lugar) e um tablet (3º local).

Os projetos ganhadores da MEET também estarão automaticamente classificados para a 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), que será realizada em outubro durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCTI), em Cuiabá.

O resultado final da Mostra será divulgado no dia 14 de julho, no site da Seciteci.

 

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]