20 de Maio de2024


Área Restrita

Política MT Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2020, 14:46 - A | A

Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2020, 14h:46 - A | A

Política MT

Mesa Diretora encerra gestão com conquistas e avanços no parlamento municipal

A mesa diretora da Câmara Municipal de Cuiabá encerra sua gestão nesta quinta-feira (31.12), concomitante ao término da 19ª legislatura. De...

Câmara de Cuiabá MT

A mesa diretora da Câmara Municipal de Cuiabá encerra sua gestão nesta quinta-feira (31.12), concomitante ao término da 19ª legislatura. De acordo com o presidente do legislativo cuiabano, vereador Misael Galvão (PTB), muitos avanços foram alcançados no decorrer do último biênio. 
"Mantivemos o foco de nossa gestão no cumprimento da legalidade e dos princípios que norteiam a administração pública. Hoje, temos muito que comemorar ao lado dos vereadores e dos servidores da Câmara Municipal. Cumprimos nosso dever junto à população cuiabana, que certamente entendeu, na prática, o que é cidadania", pontuou.
Na instalação da sessão legislativa de 2020, ocorrida no dia 11 de fevereiro, os vereadores da Capital tiveram a experiência de trabalhar no plenário totalmente reformulado, após 48 anos. A galeria e a sala da imprensa também foram revitalizadas. Além disso, foram disponibilizadas novas bancadas aos parlamentares, que tiveram à sua disposição um notebook e um novo sistema digital de votação.
Outro marco foi a revitalização da Praça Moreira Cabral, onde está Centro Geodésico da América do Sul e a sede do parlamento municipal, que recebeu novo paisagismo, iluminação de led, bancos, reparos na jardinagem, dentre outras ações.
Já em fevereiro deste ano, houve a readequação do auditório Ana Maria do Couto, conhecido como "Plenarinho". O espaço vem sendo destinado à realização de audiências públicas, cursos, palestras e seminários. 
OUTRAS INICIATIVAS - A mesa diretora também finalizou a gestão devolvendo ao executivo municipal o valor de R$ 3 milhões para investir em ações de combate à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). 
A mesa diretora da Câmara Municipal de Cuiabá também inaugurou em setembro de 2019 a Sala das Comissões Vereador Julio Pinheiro, em homenagem ao vereador e ex-presidente Julio Pinheiro. A medida foi uma forma de homenagear o parlamentar, que faleceu no ano de 2016 no exercício do cargo. O amplo espaço, que possui equipamentos de tecnologia da informação e sonorização, proporcionou maior agilidade e segurança na realização das reuniões das comissões permanentes.
Fazendo parte da programação alusiva ao mês das mulheres, o parlamento municipal inaugurou no mês de março deste ano, a Sala da Mulher Maria Vereadora Nazareth Hahn. O espaço foi criado com a finalidade de tratar de assuntos ligados às necessidades e empoderamento das mulheres. 
O ambulatório médico e odontológico do legislativo cuiabano, vereador Dr Arthur Sebastião de Bastos Jorge, também recebeu uma atenção especial da atual gestão da Casa de Leis. Após sua reorganização estrutural, o espaço conta com 12 peças, onde atualmente acomoda 10 servidores, sendo eles um médico clínico-geral, uma fisioterapeuta, um cirurgião-dentista, dois enfermeiros, um técnico de enfermagem e três servidores na parte administrativa.
Nas obras estruturantes que o presidente Misael Galvão impulsionou na Câmara de Cuiabá em sua administração, o Arquivo Geral que recebeu o nome de Vereador Clóvis Hugueney, mereceu atenção diferenciada. Resultando na adequação de uma sala mais apropriada com melhor iluminação, refrigeração e mobiliários novos, além da aquisição e instalação de estantes deslizantes para acomodação das caixas-arquivo.
Recentemente implantada pela atual administração, a sala de reuniões destinada para atender as demandas dos vereadores e da sociedade cuiabana recebeu a denominação de Paulo dos Santos Rosa, em homenagem ao servidor efetivo da Casa de Leis que veio a falecer no mês de junho, devido a um agravamento em decorrência do diabetes.
CONQUISTAS - Segundo Misael Galvão, dentre as maiores conquistas da Câmara, o destaque é para a aproximação e comunicação da Casa com o povo, levando o Poder Legislativo até os bairros mais distante, por meio de audiências públicas. 
Além da sensível melhora na qualidade dos serviços prestados ao povo cuiabano, à valorização dos servidores efetivos e transparência na aplicação dos recursos destinados ao custeio e manutenção do Poder Legislativo, valorizando cada centavo do recurso público. "Conseguimos obter economicidade na área meio e investir no fortalecimento das atividades legislativas. Aqui finalizo minhas atividades com muito orgulho. Entrei pela porta da frente e estou saindo pela porta da frente. Obrigado meu Deus por tudo e posso dizer, ‘Até aqui nos ajudou o Senhor’ 1 Samuel 7:12", finalizou o parlamentar.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]