Uruguaiana/RS - A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira (21/7) quatro mandados de busca e apreensão em Barra do Quaraí/RS, para repressão de crimes contra o sistema financeiro nacional, crimes contra a ordem tributária e crimes de lavagem de dinheiro, no interesse de dois inquéritos policiais em trâmite na Delegacia de Polícia Federal de Uruguaiana/RS.
Em uma das investigações, iniciada com informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), apurou-se que um casal, residente em Barra do Quaraí/RS, movimentou em suas contas bancárias pessoais e empresariais, entre os anos de 2015 e 2020, valores que superam R$ 200 milhões. Parte desses valores não foram declarados à Receita Federal e provêm de empresas localizadas no sudeste do país. Há fortes indícios de que alguns desses estabelecimentos sejam empresas fantasmas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Na outra investigação, foi constatado que dois homens atuavam em Barra do Quaraí/RS realizando câmbio ilegal. Apurou-se que empresas do ramo de transporte internacional, localizadas em diferentes cidades brasileiras, realizavam transferências bancárias em moeda nacional para as contas utilizadas pelos investigados. Posteriormente os suspeitos repassavam o correspondente em moeda estrangeira em espécie aos motoristas dessas empresas, que utilizavam o dinheiro para custear despesas de viagem na Argentina e no Chile. Apenas no ano de 2015 foram movimentados para as contas de um dos investigados mais de R$ 5 milhões sem declaração à Receita Federal.
Os mandados judiciais foram autorizados pela 7ª e 11ª Varas Federais de Porto Alegre/RS.
Comunicação Social da Polícia Federal em Uruguaiana/RS
www.pf.gov.br
Fone: (55) 3414-9000