Alunos da Escola Estadual André Antônio Maggi, localizada no município de Cotriguaçu (950 km a Noroeste de Cuiabá), concluíram os trabalhos de formação do ano letivo de 2019, com a temática Ensinar é Preciso, mas Aprender a Ensinar é Fundamental. Iniciado em maio, 48 profissionais da educação professores, técnicos e apoio administrativos trabalharam de forma diferenciada, com aulas de campo e trabalhos práticos.
Segundo o diretor Itamar Pereira, ao detectar as dificuldades no letramento, os professores trabalharam junto aos alunos com projetos envolvendo leitura, produtos e interpretação de texto, além contextualização da teoria com a prática com aulas de campo.
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Em relação à matemática, houve o incentivo na participação das olimpíadas de matemática. Em língua portuguesa, os professores atuaram com os chamados viajantes literários. Também, desenvolveram olimpíadas de ciências e um projeto interno de concurso de cartazes. Com isso foi possível trabalhar toda as áreas de conhecimento, destaca.
A meu ver, os resultados foram muito significativos para a escola, o que gerou uma movimentação diferenciada, durante todo o ano letivo dando vida e significado ao trabalho desenvolvido no âmbito escolar, assinala a coordenadora Maria Dias dos Santos.
A coordenadora lembra que as mudanças no processo de ensino nem sempre os efeitos surtem de forma imediata, mas acredita que toda caminhada se inicia com o primeiro passo. E querer fazer a diferença, já é um bom começo, acrescenta.
A professora de biologia Gisseli Pinho, desenvolveu o projeto de intervenção com alunos do 1º ano do ensino médio trabalhando com o tema Glossário Científico Ilustrativo de Citologia.
Escolhemos trabalhar esse tema em decorrência de termos um aluno com problemas auditivos. Com o projeto, ele conseguiu se identificar com os termos científicos para uma melhor compreensão do assunto. Com isso, os alunos tiveram a melhor compreensão do conteúdo abordado, assinala.
O professor de educação física Niquy de Paula Rocha, trabalhou o letramento com seus alunos, que considerou relevante para a atividade física, para a saúde de todos. É um projeto significativo, defino como sensacional. Nossos alunos estão ganhando muito com esse trabalho, ressalta.
Apoio
A equipe de apoio, a chamada área 21 trabalhou prevenção e aprimoramento em relação interpessoal e meio ambiente na escola. Fizeram um trabalho preventivo com orientações como não agredir o meio-ambiente. Os alunos entenderam que jogar papel ou qualquer material descartável no cesto é um trabalho preventivo, explica o diretor Itamar Pereira.